Conheça 7 dicas para deixar o seu notebook mais rápido

Utilizar um notebook pode ser uma tarefa difícil quando enfrentamos problemas de lentidão e travamentos para realizar uma atividade simples, como abrir um navegador.

Meses de negligência e um aumento na quantidade de arquivos e programas instalados podem impedir o seu notebook de funcionar corretamente, atrapalhando a entrega de trabalhos e os estudos.

Para esse equipamento ter a velocidade necessária por muito tempo, a recomendação é conferir 7 dicas simples e rápidas que podem fazer a diferença. Leia com atenção!

1. Limpeza de programas

Lembra daquele programa que você baixou há muitos meses, mas que usou apenas poucas vezes? Então, está na hora de dizer adeus. Tire um tempinho e deixe instalados apenas os programas que você realmente usa no seu dia a dia. Os programas antigos e pouco aproveitados contribuem para deixar o seu notebook mais lento.

1. Atenção aos programas executados automaticamente

Alguns programas pesados podem ser ativados em segundo plano assim que ligamos o notebook, deixando o computador mais lento. Para evitar esse problema, exclua ou desative aquelas aplicações que insistem em aparecer assim que a tela é ligada.

1. Cuidado com a Área de trabalho

Quando estamos com pressa é normal transferir algum documento ou pasta para a Área de Trabalho para facilitar o acesso. Por outro lado, a tela de início estando cheia torna a inicialização mais lenta, porque cada arquivo precisa ser carregado.

Para deixar o notebook mais rápido, não deixe de fazer periodicamente uma limpeza da Área de Trabalho, excluindo os arquivos que não estão mais sendo utilizados ou transferindo esses conteúdos para as pastas.

1. Inclua softwares de segurança

Alguns vírus podem instalar programas, desabilitar as funções do sistema e consequentemente deixar o seu notebook mais lento. Por isso, é válido contar com um bom antivírus para minimizar o risco de malwares prejudicarem a performance do equipamento.

1. Limpe arquivos de registro temporário

Muito lixo eletrônico é acumulado cada vez que usamos nosso notebook. Arquivos de cache ou temporários ficam mantidos no aparelho e sobrecarregam o disco.

É necessário fazer periodicamente uma varredura no sistema para a limpeza desse lixo. Felizmente, há programas que podem fazer todo o trabalho por nós, como o CCleaner e muitos outros.

1. Aposte nas atualizações

Fazer atualizações regularmente pode resolver muitos problemas de desempenho. Em virtude disso, é indicado verificar se os drivers de placa de vídeo, de áudio, a placa-mãe ou qualquer outro componente estão devidamente atualizados.

1. Aprimore seu notebook

Às vezes, é necessário executar mais do que uma simples limpeza para deixar o notebook mais rápido. Se mesmo depois de seguir os passos anteriores, ainda encontrar problemas de lentidão, pense em adicionar mais memória RAM ou um SSD ao seu antigo HD.

Deixar o notebook mais rápido pode ser bem fácil. Tirar algumas horas do seu dia para fazer uma limpeza e seguir esses cuidados podem te ajudar a solucionar alguns problemas que atrapalham a utilização do equipamento.

Se você gostou das dicas e conhece alguém que também pode aproveitar, não perca tempo e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais! Afinal, usar um notebook lento não é tarefa fácil para ninguém.