Alternativas para melhorar a gestão do tempo

Fazer as tarefas pessoais e do trabalho no prazo estipulado é um desafio para muitos. De que maneira é viável gerenciar todos os compromissos tendo o mínimo de stress? Uma boa resposta é investir na gestão do tempo sem ter medo de errar.

Na correria do dia a dia, é bastante comum encontrar dificuldades em definir o que deve ser priorizado. O acúmulo de compromissos deixa muitas pessoas desorganizadas e com dificuldades de executar as atividades de maneira correta.

Para evitar, ao máximo, esse tipo de situação, recomendamos acompanhar dicas valiosas sobre como gerenciar o tempo. Confira:

Tenha foco no que é mais importante

O que é mais importante para ser feito num determinado período (dia, semana, e mês, por exemplo)? Ao responder essa pergunta, você vai estipular com mais tranquilidade e rapidez o que deve ser realizado.

Depois disso, faça uma lista e coloque as tarefas em ordem de importância. Assim, será mais fácil priorizar as ações e ter menos riscos de perder o controle por causa das dificuldades de finalizar os compromissos.

Defina ações para metas

Imagine que você está querendo terminar um curso de pós-graduação e iniciar um projeto importante no local onde trabalha. Para que as metas sejam devidamente cumpridas, é essencial estabelecer as ações necessárias.

Também elabore um cronograma de atividades para acompanhar o seu desempenho em relação ao que foi definido. Sem dúvida, a organização é primordial para agilizar a execução das ações e minimizar os erros.

Use a tecnologia ao seu favor

A tecnologia pode ser uma aliada muito importante para a gestão do tempo. A recomendação é investir em aplicativos para dispositivos móveis, que ajudam você a acompanhar o cumprimento das tarefas.

Um dos apps mais usados para gerenciar as demandas pessoais e profissionais é o Evernote. Ele possibilita registrar as atividades e salvar arquivos e páginas na internet para consulta. Além de navegadores web, a ferramenta está disponível para Android e iOS.

Outro aplicativo bastante indicado é o Remember the Milk. Com versões para Android e iOS, ele possibilita uma eficiente organização das tarefas, porque permite estabelecer prioridades, prazos e assuntos. O app ainda notifica o usuário, quando uma demanda está próxima do prazo final.

Aprenda a delegar

Ninguém é capaz de fazer tudo sozinho. Com certeza, essa frase você já deve ter ouvido muitas vezes. No mundo corporativo, os que concentram muitas atividades acabam prejudicando o desempenho da equipe e, consequentemente, da instituição.

Ao verificar como um colega de trabalho pode contribuir, você sendo ou não gestor pode ter mais condições de cumprir as atividades no prazo determinado. Logicamente, é necessário ter um bom diálogo para não sobrecarregar ninguém, o que contribui para manter o bom ambiente organizacional.

Tenha disciplina

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Os que seguem esse ditado popular à risca dificilmente têm problemas em cumprir as atividades da agenda. Com disciplina, você escapa do péssimo hábito de fazer somente as ações urgentes, mesmo quando é possível finalizar outros compromissos.

Inegavelmente, a gestão do tempo deve ser feita de forma contínua. Organização e foco devem ser priorizados, porque ajudam a evitar problemas e deixam a rotina bem mais fácil de ser administrada.

Fontes: