Governo do Estado do Espírito Santo

Entenda por que são importantes os intervalos para produtividade

Ser mais rápido e preciso nas demandas profissionais é um dos principais objetivos de um funcionário. Afinal, resolver as tarefas de forma exemplar é uma excelente alternativa para criar uma boa imagem profissional. Por isso, é interessante optar por intervalos para a produtividade ser maior.

É isso mesmo! Em vez de trabalhar por horas seguidas, o ideal é planejar momentos de descanso. Por mais esforçado que você seja no trabalho, repousar é uma maneira de recarregar as energias.

Neste artigo, mostraremos opções para você ter pausas estratégicas que vão ajudá-lo no ambiente de trabalho. Confira!

Reserve um momento para conversar

Com bom senso, aproveite um período da jornada para conversar com os colegas de empresa sobre assuntos mais amenos. Assim, é possível se desligar um pouco dos problemas que estão te preocupando e reduzir o estresse.

Essa ação pode ser feita uma vez no período da manhã e da tarde, no caso dos que trabalham 8 horas por dia. Reserve, pelo menos, 10 minutos para descontrair e relaxar. Essa medida vai te ajudar a ficar mais calmo e a pensar em alternativas para resolver qualquer situação, independentemente, da complexidade. 

Faça alongamentos

Caso a sua empresa adote a ginástica laboral, aproveite esse momento para interagir com os colegas de trabalho e não ficar tão preso à necessidade de cumprir as tarefas no prazo.

Por mais simples que seja a atividade física, vale a pena fazer exercícios para fugir do sedentarismo que atinge muitas pessoas atualmente. Outro benefício é evitar o estresse que prejudica bastante o rendimento dos funcionários. Por isso, não deixe de alongar a musculatura e aproveite mais essa opção de intervalos para produtividade ser maior.

Avalie quando fazer pausas

Se você gosta de reservar um horário para tudo, adote um planejamento para estipular os melhores momentos para descansar no trabalho. Essa medida pode ajudá-lo a ser mais ágil para concluir as tarefas no prazo e com qualidade.

Para essa prática proporcionar bons resultados, é recomendado valorizar o autoconhecimento. Em outras palavras, tenha bom senso para reconhecer os próprios limites e decidir quando fazer as famosas pausas.

Logicamente, essa iniciativa não pode ser feita com exagero. O bom senso é muito importante para você não ficar saindo toda hora da sua sala para tomar o famoso cafezinho ou ir para o banheiro.

A recomendação é fazer intervalos para a produtividade ser um dos seus pontos fortes no ambiente de trabalho. Ser dedicado é um ponto positivo, mas esse fator não pode deixá-lo refém das tarefas. Saiba que descansar também faz parte da jornada, principalmente, quando contribui para torná-lo mais eficiente.  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras