Governo do Estado do Espírito Santo

Você sabe o que é inteligência relacional?

Ela consiste na capacidade do ser humano de lidar consigo mesmo, de respeitar as qualidades e limitações e de reconhecer pontos que merecem melhorias. Fazendo isso, você se relaciona melhor também com as pessoas ao seu redor.

O ambiente corporativo é um excelente local para desenvolver a inteligência relacional, devido à necessidade de conviver com diversas pessoas e estabelecer conexões. Por conta disso, as empresas sempre buscam colaboradores capazes de utilizá-la para gerir conflitos e conduzir equipes rumo ao sucesso.

Capacidade de autocontrole, habilidades sociais e autoconhecimento são fundamentais para alcançar bons resultados na carreira. Neste artigo, você irá aprender algumas formas de desenvolver essa modalidade de inteligência. Confira!

Faça uma autoanálise

Entender as dificuldades, visualizar as qualidades e projetar os objetivos são passos vitais para aprimorar a inteligência relacional. Conhecer a si mesmo é extremamente importante para qualquer âmbito da sua vida. Faça isso com a mente aberta, anote tudo e tente melhorar cada item de uma vez.

Reconheça seu lugar

Saber exatamente qual o papel que você está exercendo em um projeto é importante para expressar as suas opiniões. Ter noção exata das suas tarefas vai lhe proporcionar mais tranquilidade.

Comunicação é importante

A falta de comunicação provoca o afastamento das pessoas e pode tornar o convívio mais complicado. Quando uma pessoa tem facilidade de interação, ela expande a capacidade relacional, constrói relacionamentos mais duradouros e resolve eventuais conflitos.

Ouça as pessoas

Dar espaço para que outras pessoas expressem opiniões é muito relevante. Pode parecer um hábito simples, mas muitos não o fazem. Pratique a escuta verdadeira, esteja realmente disponível a escutar os outros. Isso irá proporcionar experiências e aprendizados enriquecedores.

 Faça um networking

O networking é uma ferramenta importante para se manter no mercado e criar novas oportunidades. Mas, qualidade sempre é melhor do que quantidade. Não foque apenas no interesse, tente estabelecer uma ligação vantajosa para ambos os lados.

Tenha empatia

Empatia é a habilidade de se colocar no lugar do próximo. Portanto, tente não fazer ou falar algo que, de alguma forma, irá prejudicar outra pessoa. Respeite os colegas de trabalho em suas individualidades.

Quando o profissional passa a conhecer as próprias individualidades, tem condições de ser mais produtivo e de construir um ambiente de trabalho saudável. Aproveite as nossas dicas para usar a inteligência relacional e crescer na carreira.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard