Governo do Estado do Espírito Santo

Veja como manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Conciliar as demandas profissionais com as familiares é um desafio para a maioria das pessoas. Não é fácil dar conta de tantos compromissos, inclusive para os mais organizados. Por isso, é alto o risco de não manter o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, quando as tarefas não são planejadas corretamente.

É lógico que imprevistos acontecem e tornam mais difícil organizar a agenda para terminar os compromissos na hora prevista. Mesmo assim, você deve estar muito atento e disposto para não ser engolido pela rotina.

Neste post, vamos mostrar ações que vão ajudá-lo a ser mais organizado e a resolver os compromissos profissionais e pessoais de forma prática. Confira!

Liste o que deve ser feito com antecedência

Se você acorda e não sabe o que deve ser feito durante o dia é sinal de que está faltando planejamento no seu cotidiano. Ao prever as ações a serem realizadas com antecedência, você não perde tempo pensando no que precisa resolver.

Atualmente, existem vários aplicativos que servem de agenda digital para listar os compromissos diários. Um bom exemplo é o Google Calendar, que pode ser usado em desktops e smartphones.

Explique quando é necessário se ausentar

Muitas pessoas buscam uma atividade extra para complementar a renda. Nesse caso, é necessário muito cuidado para não deixar a família e os amigos em segundo plano. Se não é possível dar aquela volta ao shopping ou participar de uma confraternização, procure informar com antecedência e explicar os motivos.

Contudo, é interessante se esforçar ao máximo para ter momentos de lazer. Viver somente pensando em ganhar dinheiro acaba se tornando uma obsessão e só vai piorar a sua relação com as pessoas mais próximas. Fugindo dessa postura fica mais fácil manter o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

Reserve um tempo para os familiares

Com certeza, o trabalho é muito importante, mas não pode ser visito como o único aspecto a ser levado em consideração na sua rotina. Procure dedicar uma parte do dia para o bom convívio com os seus parentes.

A medida é essencial principalmente para os que têm filhos em idade escolar. As crianças e os demais familiares querem a sua atenção. Procure sempre o diálogo com os parentes e reserve os finais de semana para se divertir com eles.   

Tenha um tempo para você

É bom dar atenção para os parentes e as amizades, além de estar sempre disposto a ajudar os colegas de trabalho. Mas ninguém é de ferro, não é mesmo? Procure reservar algumas horas para fazer algo que gosta (conversar com os amigos, praticar esporte, malhar na academia, ler um bom livro etc.).

Estando bem consigo mesmo é mais fácil se organizar e dividir o tempo entre as atividades da carreira, as demandas familiares e os momentos de lazer. Sem dúvida, esse é um bom caminho para ter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.   

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras