Cérebro 100% ativo: é possível?

Envelhecer é um processo que faz parte de nossas vidas. Nosso cérebro não fica fora disso, tanto que o envelhecimento dele afeta principalmente nossa memória, raciocínio e atenção. Por isso, manter o cérebro ativo e saudável é essencial para a qualidade de vida.

Existe uma degeneração real no cérebro a partir dos 30 anos, isso é algo natural que não tem como evitar. A notícia boa é que esse processo pode ser adiado. O segredo é continuar com a mente ativa. Quanto mais exercitado estiver o cérebro, mais afiado e preparado estará.

Neste artigo, apresentaremos dicas de como manter a sua mente ativa e saudável. Confira!

Tenha uma alimentação saudável

Manter uma alimentação balanceada pode ajudar muito na sua saúde física e mental. Consuma gorduras boas, como as de nozes, castanhas e abacate, elas ajudam no desenvolvimento do cérebro.

Evite o alto consumo de açúcares e produtos industrializados. Caso o nível de glicose no sangue não estiver controlado, a mente pode ficar confusa.

Tenha um boa noite de sono

Uma boa noite de sono faz muita diferença para o que aprendemos durante o dia ficar registrado. Quem dorme bem tem menos risco de sofrer com o declínio cognitivo. Portanto, uma noite mal dormida provoca não apenas dificuldade de lembrar de coisas simples, mas também torna o raciocínio mais lento no dia seguinte.

Tenha o hábito da leitura      

Pode parecer uma dica simples. Mas, muitas pessoas não possuem o hábito da leitura. Ler diariamente é um dos exercícios mais eficazes para manter seu cérebro ativo, além de expandir a imaginação e a capacidade mental.

Preste atenção

Prestar atenção no que está fazendo ou aprendendo é importante. Não faça as tarefas no automático, apenas por fazer. Preste realmente atenção em cada detalhe.

Esteja sempre aprendendo

Manter a mente sempre ativa é indispensável para estimular as vias cerebrais, além de melhorar a capacidade de compreensão. Jogos eletrônicos, quebra-cabeças e exercícios que exigem raciocínio rápido são boas alternativas para deixar o cérebro mais preparado para o aprendizado.

Assim, você terá mais condições de compreender e de colocar em prática os ensinamentos nos treinamentos em que participa, independentemente do formato (presencial ou online).

Repita o que aprendeu

Sempre que aprender algo novo treine todos os dias. As repetições são uma excelente forma para tornar sua atividade um padrão e fixá-la na mente, ajudando a memória e a conexão.

Com essas dicas, você não tem mais desculpas para não manter seu cérebro ativo. Faça a sua parte e aproveite o potencial da sua mente para atingir metas cada vez mais ousadas.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard