A Experiência do Usuário (User Experience - UX) consiste nas sensações que uma pessoa vivencia ao interagir com uma organização. Com a transformação digital, esse conceito é ainda mais importante para analisar e desenvolver estratégias para conquistar o público-alvo.
Também vale destacar que a experiência do usuário abrange o que cidadãos vivenciam ao acessar um site, utilizar um aplicativo ou interagir de qualquer forma com produtos e serviços digitais de uma instituição.
Neste artigo, vamos destacar cinco pilares da UX que devem ser levados em consideração para alcançar um desempenho notável. Confira!
1 - Usabilidade
É, sem dúvida, um elemento fundamental para a experiência do usuário. De acordo com Jakob Nielsen, a usabilidade é “um atributo de qualidade para avaliar a facilidade de uso de uma interface”.
Em outras palavras, é um item que estabelece o nível de facilidade em utilizar os recursos fornecidos em um software ou ferramenta. No caso de um site, é interessante avaliar se o internauta considera simples a navegação em busca dos serviços desejados.
2 – Utilidade
O primeiro aspecto para compreender o conceito de utilidade é não confundi-lo com o de usabilidade. Um produto pode apresentar muita facilidade em ser usado, mas isso não significa que será útil para o público-alvo.
Por isso, é necessário verificar, no caso de uma plataforma digital, se ela realmente oferece soluções que contemplam os interesses dos usuários.
3 - Acessibilidade
É um conceito muito importante para a experiência do usuário, porque envolve a facilidade de acesso ao conteúdo de uma plataforma. No caso de um site, abrange a capacidade de ser acessado por vários dispositivos, como celulares, tablets e notebooks.
Com a popularização das ferramentas digitais, a acessibilidade passou também a envolver a inclusão de usuários portadores de deficiência.
E para promover a inclusão, é fundamental adotar recursos como legendas em vídeos e descrições de imagens, que são vitais para atender às necessidades de deficientes visuais.
4 – Funcionalidade
Uma experiência ruim ao utilizar um serviço pode causar sérios prejuízos para a imagem institucional. Isso porque é muito complicado atrair de volta pessoas que tiveram problemas durante a primeira interação.
Por isso, uma plataforma deve ser eficiente e cumprir os objetivos propostos. Dessa forma, gera não apenas confiança nos usuários, mas também aumenta a probabilidade de continuarem utilizando os serviços a longo prazo.
5 - Desejabilidade
A experiência do usuário também tem ligação com o desejo e a satisfação dos que utilizam um serviço digital. Além do design, é preciso disponibilizar as informações com clareza e ordená-las de acordo com as necessidades do público-alvo, aumentando as chances de que os resultados estejam dentro ou acima das expectativas.
Também é vital fazer com que o usuário consiga com facilidade resolver as demandas por meio de uma plataforma. Isso, com certeza, vai gerar engajamento e a vontade de recomendar e elogiar os serviços da organização.
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