Governo do Estado do Espírito Santo
13/02/2020 11h04

Servidores estaduais já podem emitir Certidão Negativa Funcional sem sair de casa

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em parceria com a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), disponibilizou no Portal do Servidor (www.servidor.es.gov.br) o acesso à Certidão Negativa Funcional.

Esse documento mostra se o servidor tem pendências no registro funcional, informando se o requerente é alvo de Processo Administrativo Disciplinar. A certidão é necessária também para dar entrada no pedido de aposentadoria.

Antes da emissão on-line ser viabilizada, os servidores, inclusive os que moram no interior do Estado, tinham que comparecer à Corregedoria-Geral para obter o documento.

A inserção dos órgãos estaduais no sistema está sendo realizada de forma gradual, à medida em que as informações são disponibilizadas à Corregedoria, responsável por emitir 667 certidões negativas de servidores em 2019.

Para emitir a certidão, o requerente deve acessar o Portal do Servidor com a senha individual e clicar na opção “certidão e declaração”, no menu vertical localizado à esquerda no site. Em seguida, escolher o botão “Certidão Negativa Funcional”. O documento tem validade de um mês.

“É mais um bom exemplo de como a tecnologia contribui para facilitar a vida dos servidores e reduzir os gastos públicos. São metas que estão sempre presentes em nosso trabalho”, afirmou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

 

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini

comunicacao@prodest.es.gov.br

(27) 3636-7159

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras