Governo do Estado do Espírito Santo
17/01/2022 10h26 - Atualizado em 17/01/2022 10h53

Quatro dicas de segurança digital para explicar aos idosos

A falta de familiaridade com a tecnologia e o medo de cair em golpes faz com que muitas pessoas na Terceira Idade tenham receio de acessar a internet. Para reverter esse quadro, uma alternativa interessante é fornecer dicas de segurança digital para idosos.

Essa ação é necessária em virtude de muitas pessoas com 60 anos ou mais não terem um convívio frequente com a web. Isso faz com que a adaptação a equipamentos (notebook, smartphone, iPad, entre outros) seja mais demorada, o que requer dos familiares mais paciência.

A atenção se torna ainda mais necessária pelo fato de que os idosos são metade das vítimas que sofre tentativas de fraude no País, de acordo com pesquisa recente da empresa ClearSale.

Neste artigo, vamos apresentar quatro dicas de segurança digital que você pode explicar para pessoas da Terceira Idade. Confira!

1. Fale sobre a abertura de e-mails de origem desconhecida

É importante destacar para um idoso que não é indicado abrir um e-mail de alguém desconhecido. Também vale a pena informar que o ideal é não clicar em links suspeitos que aparecem na mensagem.

Outra orientação válida envolve a necessidade de o idoso verificar atentamente o endereço eletrônico do remetente, o que é fundamental para confirmar se o contato é oficial. Caso esteja com suspeita de fraude, é melhor excluir o e-mail imediatamente.

2. Mostre o cuidado necessário com informações falsas

Uma das dicas de segurança digital para idosos mais relevante envolve o cuidado com as informações falsas compartilhadas em grupos de aplicativos de mensagens e nas redes sociais.

Por isso, oriente as pessoas da Terceira Idade a sempre desconfiarem de mensagens que apelem demais para o emocional ou que apresentem títulos escandalosos ou alarmantes.

A ausência de fontes de informações também é um grande indicativo de que há algo errado com a mensagem. Em virtude disso, recomende aos idosos verificar se uma informação é verdadeira, por meio do acesso aos portais de notícias confiáveis.

Além de impedir o compartilhamento de informações equivocadas, essa postura evita o clique no link de uma notícia falsa que pode conter vírus, responsáveis por prejudicar a performance do equipamento ou por abrir brechas para a invasão por cibercriminosos.

3. Oriente sobre o compartilhamento de senhas 

É fundamental explicar para um idoso que o compartilhamento de senha não pode ser feito, principalmente, com pessoas estranhas. Se for necessário, esse procedimento deve envolver apenas alguém de extrema confiança.

Na hora de produzir uma senha, oriente o idoso a evitar sequências numéricas (12345, por exemplo), datas comemorativas ou nomes de parentes conhecidos ou qualquer outra informação que possa ser de fácil acesso.

4. Fale dos cuidados com compras em lojas virtuais

Uma das maiores vantagens da internet é a facilidade para adquirir produtos em lojas virtuais, mas é preciso sempre estar atento em qual site está realizando a compra. Muitos golpes, como roubo de informações pessoais e dinheiro, são realizados quando o internauta acessa sites fraudulentos que se passam por lojas on-line.

Muitas delas podem servir apenas como um meio de realizar práticas criminosas. Por isso, mostre para o idoso a necessidade de pesquisar o site em que está comprando e de desconfiar das ofertas com valor muito abaixo do mercado. Outra sugestão é indicar o uso de mecanismos de busca (Google, Bing, entre outros) para ratificar se a loja virtual é confiável ou não.

Essas são as principais dicas de segurança digital para os idosos. Se você está em busca de mais informações sobre tecnologia, segurança da informação e atualidades, vale a pena nos seguir nas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e LinkedIn).

Texto: Nicholas Abreu

 

Assessoria de Comunicação do Prodest

Eric Lopes Menequini

(27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras