16/11/2023 15h25

Prodest viabiliza atualização constante de dados do painel Alerta!ES Danos e Prejuízos

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) possibilita que os cidadãos acompanhem, constantemente, as atualizações dos dados no painel interativo Alerta!ES Danos e Prejuízos. Com isso, a ferramenta permite o acesso rápido e transparente às informações sobre os riscos e os prejuízos ligados a desastres causados por eventos climáticos extremos no Estado.

O acesso às informações on-line é viabilizado com o uso de soluções tecnológicas adotadas pelo Prodest, que automatizam o fluxo de atualização das informações repassadas pela Defesa Civil Estadual, fazendo com que os dados estejam acessíveis rapidamente aos capixabas pelo painel. As informações do Alerta!ES também apresentam um alto nível de disponibilidade por estarem hospedadas no Data Center do Estado, sediado na sede da autarquia, em Vitória.

Lançado em terça-feira (14) pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (Cepdec), o painel integra o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (Siepdec).

A nova ferramenta tem como objetivo fazer com que o Estado conte com uma estrutura integrada de planejamento, ordenação e análise das informações de mapeamento, monitoramento, previsão e alerta de extremos meteorológicos, hidrológicos, geológicos e oceanográficos.

Outra vantagem é facilitar o acesso a diversas informações técnico-científicas do meio físico, nas ações de monitoramento que se caracterizem como risco e ameaça de desastres, fornecendo, na iminência, durante e após a ocorrência de eventos desastrosos, dados atualizados para a tomada de decisão.

“Com certeza, é uma ferramenta muito importante para minimizar problemas causados por desastres naturais. É muito positivo contribuir para essa solução ser bastante útil ao Governo e à população”, afirmou o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio.

O acesso ao Alerta!ES pode ser feito em www.alerta.es.gov.br  e pelos sites do Instituto Jones dos Santos Neves e da Defesa Civil Estadual.

Assessoria de Comunicação do IJSN

Eduardo Rabello