Governo do Estado do Espírito Santo
26/02/2018 17h50

Prodest recebe alunos da UVV em visita técnica

Acompanhar a rotina de trabalho e conhecer a infraestrutura técnica e os procedimentos de uma organização de TI. Esses foram os principais ensinamentos proporcionados aos estudantes do curso de Ciências da Computação da Universidade de Vila Velha (UVV) que participaram, nesta segunda-feira (26), de visita técnica ao Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

No auditório, o presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, recebeu os estudantes e abordou as principais atividades realizadas pela autarquia. “Prestamos serviços para os órgãos estaduais do Poder Executivo, como o desenvolvimento de sistemas e de sites. Por meio do Data Center, possibilitamos que os nossos clientes tenham um elevado nível de segurança e de disponibilidade das informações. Também contamos com uma rede de alta velocidade que atende a diversos órgãos estaduais, em Vitoria”, enfatizou.  

Em seguida, o subgerente de Projetos, Vinicius Gazzoli, da Gerência de Sistemas (Gesin), apresentou os principais trabalhos e as iniciativas adotadas pela unidade. Foram explicados os procedimentos para desenvolver e manter sites e sistemas, prestar consultoria e pareceres técnicos aos órgãos.

Gazzoli também abordou as linguagens de programação utilizadas na autarquia para atender às demandas dos softwares corporativos e para a criação de aplicativos, como o ES na Palma da Mão.

O subgerente ainda deu exemplos de sistema e sites sob a responsabilidade do Prodest, como o Portal do Servidor, o Sistema para Seleções de Designação Temporária, o Sistema de Gestão de Despesas (Siged), Portal da Transparência e o Sistema de Gestão Integrada Administrativa (Siga).

Segurança

Na última parte da visita, os alunos foram à sala de controle (NOC) do Data Center do Estado (central de dados governamentais). No local, eles foram recebidos pelo TI Charles Santos de Jesus, da Gerência de Operações (Geope).

Os visitantes receberam informações sobre os procedimentos de segurança da sala-cofre, que possui mecanismos de combate a incêndios e de prevenção a danos provocados por inundações e desmoronamentos.

Os alunos também foram instruídos sobre o funcionamento das salas de energia e dos geradores, responsáveis por manter o Data Center em funcionamento, caso haja problemas no fornecimento de luz elétrica.

Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o monitoramento da Rede Metro.ES, que atende a mais de 100 órgãos estaduais com fibra óptica, em Vitória.

Na avaliação do aluno João Pedro Machado Mota, a visita foi bastante interessante para conhecer os procedimentos de trabalho de uma organização de TI. “Percebi que o Prodest é bastante organizado. Isso é importante para prestar serviços de boa qualidade”, destacou.

Para as faculdades e outras instituições de ensino com curso de TI agendarem visita técnica no Prodest, é necessário enviar e-mail para comunicacao@prodest.es.gov.br.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras