Governo do Estado do Espírito Santo
10/05/2022 16h20

Prodest participa do principal evento de governança digital do mundo

Crédito: Divulgação

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) está participando da  8ª Conferência de Governança Eletrônica “Governança Resiliente e Sem Costura”, que teve início em Tallinn, na Estônia, nesta terça-feira (10).

O presidente do Prodest, Marcelo Cornélio, está acompanhando o evento que termina na próxima quinta-feira (12). Além disso, está integrando uma missão internacional, organizada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). Para ele, a Conferência é uma grande oportunidade de conhecer as melhores práticas de Tecnologia da Informação adotadas em diversas partes do mundo.

“A Estônia é um modelo de digitalização que serve de inspiração para vários países. Muitas atividades (serviços públicos, eleições, entre outras) são realizadas pela internet. Isso, com certeza, reduz a burocracia de forma muito marcante. Estou aqui para compartilhar experiências e identificar oportunidades que podem resultar na melhoria dos serviços prestados pelo Governo do Estado aos cidadãos”, destacou Cornélio.  

Na Estônia, quase 100% dos serviços públicos são digitais. Atividades como certidões de nascimento, pagamento de taxas e impostos e aberturas de empresas são realizadas de forma on-line. Atualmente, apenas três iniciativas necessitam da presença física: transferência de imóvel, casamento e divórcio.

A Conferência de Governança Eletrônica é um evento anual, organizado pela e-Governance Academy (eGA) e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Estónia desde 2015 em colaboração com doadores e organizações internacionais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini/ Nicholas Abreu
(27) 3636-7159
comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras