Governo do Estado do Espírito Santo
12/01/2021 14h28

Prodest participa da reformulação de portal que facilita acesso do cidadão aos dados públicos

O portal tem como função mostrar ao cidadão, de forma simples, os dados públicos, desde estatísticas até os dados geoespaciais.

 

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em parceria com a Secretaria de Controle e Transparência (Secont), reformulou o Portal de Dados Abertos do Estado do Espírito Santo para que o site seja capaz de receber maior volume de informações.

 

O portal tem como função mostrar ao cidadão, de forma simples, os dados públicos, desde estatísticas até os dados geoespaciais, todos gerados por órgãos e entidades do Estado, incluindo os conteúdos publicados no Portal da Transparência que vão direto para o portal.

 

No site são disponibilizados ao usuário dados como: despesas, receitas, informações sobre servidores, compras e mais informações sobre as áreas da saúde, educação, segurança. Nenhum arquivo tem restrição de acesso para que todo cidadão possa livremente utilizar, modicar e compartilhar de acordo com suas necessidades.

 

Dados Abertos

 

A estrutura de fácil acesso do site conta com um menu em que todos os grupos de dados podem ser encontrados de acordo com sua área (Administração Pública, Agricultura e Pecuária, Comunicações e outros), facilitando a busca por documentos de diferentes órgãos, mas que apresentam o mesmo tópico.

 

Além desse menu, o cidadão pode procurar o documento desejado por organizações (Banestes, SECONT, SEGER...), grupos, etiquetas (compras governamentais, gastos diretos, licitações...), formatos de arquivo e licenças.

 

"Essa mudança disponibilizará para o cidadão informações claras sobre dados públicos, além de realçar a importância da tecnologia para que os serviços públicos sejam mais eficientes e úteis para a população”, destacou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

 

Texto: Lara Favaris

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Prodest

Eric Lopes Menequini

(27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras