Governo do Estado do Espírito Santo
09/04/2020 16h25 - Atualizado em 09/04/2020 19h48

Prodest disponibiliza tecnologia de ponta para combate ao Coronavírus no Espírito Santo

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) já infectou milhões de pessoas em todo o mundo, provocando muitas mortes. A rapidez com que o vírus se espalhou alterou a rotina das pessoas, impactou severamente a economia e deixou alerta governos de todos os países. Dentre os esforços para combater o avanço da doença uma grande aliada tem sido a Tecnologia da Informação. No Espírito Santo, o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (Prodest) colocou à disposição do Governo do Estado diferentes tecnologias que amparam os órgãos na tomada de decisões, como ferramentas que ajudam, por exemplo, no mapeamento dos casos, no compartilhamento de informações em tempo real, no trabalho remoto e no acesso a serviços públicos importantes durante o período de isolamento.

Quando os primeiros casos surgiram no Espírito Santo, o Prodest desenvolveu o site coronavirus.es.gov.br para a divulgação de informações oficiais. Nele, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, orienta os capixabas sobre formas de contágio, prevenção, publica números atualizados sobre a doença no Espírito Santo e todas as ações que estão sendo feitas durante a pandemia, como compras emergenciais, leis, decretos e Portarias. Diante da necessidade de se fazer o isolamento social para conter o avanço da contaminação pelo vírus, o Instituto disponibilizou acesso via VPN (Rede Privada Virtual) aos servidores estaduais para trabalho remoto. Também ampliou a banda de internet na rede óptica metropolitana para órgãos públicos do Estado com maior consumo neste período. A autarquia implementou, ainda, um BI (Business Intelligence) do Coronavírus, junto ao Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), com uma base de dados que gera estatísticas sobre a Covid19 para subsidiar ações do governo estadual. 

Outras ferramentas, que estão em fase de testes, também serão disponibilizadas em breve. O presidente do Prodest, Tasso Lugon, ressalta a importância da Tecnologia da Informação no enfrentamento da crise provocada pela pandemia. "Desde o início, atuamos em apoio ao Comitê de Crise do Coronavirus em diversas ações de Tecnologia da Informação. Os profissionais de TI do Instituto estão trabalhando arduamente para oferecer os melhores serviços e ferramentas que auxiliem os órgãos estaduais na busca por soluções para conter o avanço do coronavírus no Espírito Santo".

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras