Governo do Estado do Espírito Santo
08/03/2023 14h51 - Atualizado em 08/03/2023 14h52

Prodest destaca perspectivas e tendências em live sobre Gestão de TI

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest) participou, na noite dessa terça-feira (07), de uma live com o tema “Gestão de Tecnologia da Informação (TI)”.

O evento foi realizado no perfil da influencer em tecnologia Juliana Ribeiro, no Instagram. O Prodest foi representado pelo presidente, Marcelo Cornélio, que falou inicialmente sobre a trajetória dele no setor de TI, onde atuou em organizações públicas e privadas.

 Em seguida, Cornélio ressaltou que serão feitos investimentos para aperfeiçoar os serviços do Data Center do Estado, central de dados governamentais que hospeda informações das Secretarias Estaduais e que fica na sede do Prodest, em Vitória.

“Nossa intenção é aplicar recursos em retrofit, ou seja, na atualização do Data Center para elevar a capacidade de suprir a demanda dos órgãos atendidos e elevar o nível de segurança dos dados. Dessa forma, vamos manter o alto nível de disponibilidade das informações hospedadas no ambiente. E isso é muito importante para os órgãos estaduais terem condições de prestar um atendimento mais ágil e eficiente ao cidadão”, enfatizou o presidente do Prodest.

Serviços digitais e tendências

Cornélio também destacou a ampliação da rede de fibra óptica governamental para atender mais 30 municípios capixabas. A meta é implantar mais 360 pontos, que vão contemplar órgãos estaduais em diversas regiões do Espírito Santo, por meio de dois anéis (Norte e Sul).

Além disso, disse que uma das prioridades é lançar, em 2023, o Conecta ES, em parceria com Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Essa solução vai concentrar em um Portal todos os serviços digitais do Poder Executivo Estadual.

O objetivo é criar um ambiente de fácil uso para o cidadão ter acesso rápido e prático a mais de 300 serviços digitais do Governo, como agendamento de consultas, solicitação da carteira de identidade, atestado de antecedentes criminais, delegacia on-line, consulta a infrações de trânsito, entre outros.

Com relação às tendências no setor de TI, Cornélio mencionou a nuvem híbrida, a expansão da tecnologia 5G, o avanço da Internet das Coisas (IoT) e a necessidade de um maior investimento em segurança da informação.

 “O meu trabalho e de todos os funcionários da autarquia é promover a transformação digital no setor público, conectando Governo e o cidadão de forma ágil, segura e acessível. À frente do Instituto, tenho como meta torná-la cada vez mais reconhecida pela excelência dos serviços de TI prestados aos órgãos públicos estaduais”, afirmou o presidente do Prodest.

 O conteúdo da live na íntegra está disponível neste link.

 

 Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Prodest

Eric Lopes Menequini/Nicholas Abreu de Faria

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras