Governo do Estado do Espírito Santo
05/11/2019 10h01

Prodest assina contratos para expandir rede de fibra óptica do Governo do Estado

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) contratou empresa para serviços de manutenção e ampliação da rede de fibra óptica da Região Metropolitana da Grande Vitória, que alcançará os municípios de Guarapari, Viana e novos locais na Serra.  

Os extratos dos contratos foram publicados no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (31). O governador Renato Casagrande assinou no Palácio Anchieta a Ordem de Serviço, autorizando o início das atividades.

Aproximadamente 450 repartições estaduais já foram contempladas com redes governamentais de fibra óptica. Com os novos contratos, esse número deverá chegar até 553, em 2021.

Todos os órgãos contemplados pelas redes estarão conectados ao Data Center do Estado, situado no Prodest e considerado uma referência nacional no setor público de TI. Isso garante que as informações governamentais tenham um elevado nível de disponibilidade, o que contribui para evitar interrupções nos serviços prestados à população.

As redes de fibra óptica do Governo do Estado apresentam velocidades que variam de 1 a 10 gigabits por segundo. Além disso, proporcionam uma série de benefícios, como:

 

- Acesso mais rápido a sistemas de gestão governamentais e ao serviço de correio eletrônico;

 

- Possibilidade de utilizar a videoconferência com mais frequência e qualidade;

 

- Acesso à internet de alta velocidade nos laboratórios de informática em escolas estaduais.

- Uso mais eficiente de ferramentais importantes para a Secretaria de Estado e Saúde (Sesa), como o Sistema de Controle de Leitos e a Farmácia Cidadã;

 

 - Melhoria da infraestrutura de telefonia por meio da integração de instituições, o que ajuda a reduzir custos.

“São investimentos necessários para manter a infraestrutura atual e expandi-la de forma considerável. É bastante positivo mais órgãos estaduais contarem com fibra óptica, pois é uma ação que contribui para tornar os serviços prestados à população mais ágeis e eficientes”, afirmou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

 

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini
Tel.: (27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras