Governo do Estado do Espírito Santo
10/12/2021 17h09

Prodest apresenta ações no principal evento da TI pública no Brasil

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) mostrou iniciativas desenvolvidas com sucesso durante o 49º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a Gestão Pública (Secop), realizado no Centro de Convenções de Vitória.

Com a presença de 500 congressistas, o evento terminou nesta sexta-feira (10) e foi uma boa oportunidade para profissionais de TI do setor público trocarem experiências. Além de ajudar na organização do Secop, o Prodest apresentou ações que estão contribuindo para aperfeiçoar os serviços públicos.

Na palestra “Cibercidadão: Uma nova experiência do cidadão com os serviços estaduais”, a gerente de Gestão da Informação do Prodest, Camila Zacche de Aguiar, afirmou que o programa Cibercidadão tem como principal objetivo acolher as sugestões dos capixabas que permitam aperfeiçoar o atendimento dos órgãos públicos por meio da tecnologia.

Com base nas propostas recebidas a partir do site https://cibercidadao.prodest.es.gov.br/, foi realizado, em outubro deste ano, o Hackahton Cibercidadão que contou com a participação de 170 estudantes de diversas instituições de ensino superior.

 “É um projeto inovador, porque adota uma nova metodologia para o cidadão participar da Administração Pública. Recebemos mais de 150 ideias que nos ajudam a identificar novas oportunidades de aprimorar ou de expandir os serviços públicos digitais”, acrescentou Camila Zacche.

 

Iniciativas

No Secop, a autarquia também apresentou outras iniciativas com bons resultados. Na palestra “Experiência do Prodest com a ferramenta de BI”, o analista de TI Leandro Barbieri detalhou como o Instituto trabalha com Business Intelligence (BI).

Essa tecnologia permitiu ao Prodest criar painéis com informações sobre a pandemia do novo Coronavírus no Estado. Além disso, viabilizou desenvolver soluções para análises de dados relativos à segurança pública, à produção agropecuária e à socioeducação no Espírito Santo.

O trabalho para expandir a rede de fibra óptica governamental foi detalhado na palestra “ES Digital: conectando o Estado”, em que o assessor especial Renato Ferraz abordou as ações da autarquia para os órgãos estaduais terem acesso à internet de alta velocidade.

Atualmente, a rede de fibra óptica governamental envolve repartições públicas estaduais em Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana e Guarapari. No final de novembro, o governador Renato Casagrande autorizou a expansão dessa estrutura para mais 30 municípios por meio dos anéis Norte e Sul.

Realizado dos dias 8 a 10 de deste mês, o Secop foi organizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) e teve uma programação com 96 campfires divididos em 8 hubs temáticos, 35 palestras e quatro painéis.

No evento, foram adotadas medidas para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus (Covid-19), como a obrigatoriedade do uso de máscaras e a apresentação do comprovante de vacinação.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Prodest

Eric Lopes Menequini

(27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras