Governo do Estado do Espírito Santo
07/02/2020 11h52 - Atualizado em 07/02/2020 11h54

Prodest 50 anos: veja a trajetória da primeira funcionária

Maria Tereza Casotti, primeira mulher a trabalhar no Prodest

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) chegou ao meio século de atividades nessa quinta-feira (06). Para homenagear a data, serão publicadas matérias que contam a história de pessoas que fizeram parte da trajetória da instituição, responsável pela prestação de serviços de TI para os órgãos estaduais.

A série de reportagens começa abordando a passagem da aposentada Maria Tereza Casotti Rocha, que foi a primeira funcionária do Prodest. Ela prestou concurso público, em 1969, para iniciar os trabalhos no Sercop (órgão que deu origem à autarquia) no ano seguinte.

“Lembro que as provas cobravam conhecimentos de Lógica e Matemática. Na época, não tinha a menor ideia do que era processamento de dados. Eu era a única mulher numa turma composta por vários homens”, recordou.

Tereza começou a trabalhar como programadora e destaca que a abertura de uma empresa de processamento de dados do Estado teve um grande impacto na época. “Foi um grande sucesso, porque conseguimos vários clientes, como Cesan, Banestes e IPJAM. Sem dúvida, foi uma iniciativa muito arrojada inaugurar uma organização para processar as informações do Governo”, afirmou.

Atividades

No Prodest, Tereza também foi gerente de Recursos Humanos e secretária executiva do Conselho de Administração. Ela se aposentou em julho de 1998, quando tinha mais de 28 anos de empresa.

“Tive bons momentos, mas também enfrentamos dificuldades. Conseguimos evitar que a empresa fosse fechada, provando que ela é bastante útil para o Estado. Foi excelente ter trabalhado no Prodest. Tenho certeza de que o órgão está no caminho certo para usar a tecnologia a favor do serviço público”, enfatizou.

 

Informações à Imprensa:
Eric Lopes Menequini
(27) 3636-7159
comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras