Governo do Estado do Espírito Santo
16/07/2019 09h44

Ouvidoria do Governo do ES gerencia demandas em tempo real graças à plataforma desenvolvida pelo Prodest

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) desenvolveu para Ouvidoria-Geral do Estado uma plataforma de Business Intelligence (BI) que analisa, em tempo real, as demandas feitas pelos cidadãos.

O sistema atualiza diariamente uma série de informações, como manifestações por órgão e por assunto. O software também apresenta dados sobre o tipo de demanda (reclamações, sugestões, denúncias ou pedidos de informação), por período (dia, semana, mês etc.), por situação (em andamento, aberta, encerrada), por canal de entrada (internet, telefone, e-mail) e até por município.

Intitulada de BI Ouvidoria Geral, a ferramenta mostra o número e o percentual de manifestações respondidas dentro e fora do prazo legal, e permite a comparação com períodos anteriores.

De acordo com a subgerente de Sistemas de Informação do Prodest, Aline Nascimento Nogueira, o desenvolvimento da plataforma envolveu a criação de um Data Warehouse para armazenar os dados extraídos do sistema e-Ouv, que recebe as demandas. Também foram usados recursos para a construção de painéis com visões gráficas, filtros e diversos mecanismos de detalhamento.

“Estamos conseguindo fazer boas entregas para os nossos clientes relacionadas aos serviços de BI. Isso é muito importante para o setor público ter mais condições de trabalhar com informações de maneira estratégica e eficiente”, afirmou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, disse que a plataforma é inovadora. “Agradeço ao Prodest pela entrega de nossa primeira ferramenta gerencial em Power BI. Agora, a Ouvidoria começa a atuar com monitoramento em tempo real, podendo ser mais assertiva e, assim, retomar o primeiro lugar no ranking nacional de transparência”, destacou.

Atendimento

A coordenadora de Ouvidoria-Geral do Estado, Audiceia Lima Silva Andrade, explica que o sistema será disponibilizado em breve para todos os representantes de ouvidoria de órgãos do Poder Executivo, para acompanharem o atendimento às demandas da população.

A Ouvidoria-Geral do Estado recebe reclamações, sugestões ou pedidos de informação pelo site www.ouvidoria.es.gov.br; pelo e-mail ouvidoria@es.gov.br; pelo telefone 0800 022 11 17; ou pelo site Reclame Aqui (https://cidadao.reclameaqui.com.br).

Se o usuário preferir, também é realizado o atendimento presencial, na sede da Ouvidoria-Geral, localizada no 8º andar do edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória.  De janeiro a 10 de julho deste ano, a Ouvidoria atendeu a 7.472 manifestações. Em 2018, foram 9.648 demandas, de janeiro a dezembro.

 

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini

(27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

 

Assessora de Comunicação da Secont

Cintia Bento Alves

(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695

cintia.alves@secont.es.gov.br

 

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