Governo do Estado do Espírito Santo
10/06/2020 09h17

Novo serviço mostra qualidade do ar Grande Vitória pelo app ES na Palma da Mão

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) lançaram novo serviço para os capixabas acompanharem o Índice de Qualidade do Ar na Região Metropolitana da Grande Vitória.

Esse recurso está disponível na versão Android do aplicativo ES na Palma da Mão, desenvolvido pelo Prodest. De forma rápida e transparente, é possível ter acesso aos dados das últimas 48 horas, fornecidos pela rede de monitoramento da qualidade do ar, espalhada pela Grande Vitória.

O índice de qualidade do ar tem as classificações boa, moderada, ruim e muito ruim. Para esse serviço estar disponível no app ES na Palma da Mão  foram necessários dois meses de trabalho da equipe do Prodest, composta pelo subgerente de Integração, Vinicius Gazzoli, e por bolsistas do convênio firmado entre a autarquia e a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapes).

“Estamos trabalhando para que o serviço relativo ao índice de qualidade do ar na Grande Vitória também esteja disponível na versão para iOS do ES na Palma da Mão, em breve”, acrescentou Gazzoli.

Na avaliação do presidente do Prodest, Tasso Lugon, contar com mais um serviço importante para a população contribui para aumentar a visibilidade do aplicativo. “À medida que o ES na Palma da Mão tiver mais recursos interessantes para os capixabas, maior será o reconhecimento do trabalho realizado pela autarquia”, enfatizou.

Serviços

Disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS, o app tem diversos serviços à disposição dos capixabas, como verificar a situação da CNH e encaminhar documentos via e-Docs (sistema de envio de documentos e processos de forma eletrônica).

A partir deste ano, o ES na Palma da Mão passou a ser usado para o pagamento do Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA).  O aplicativo também permite aos usuários receber notificações de oportunidades de empregos e de abertura de inscrições relativas a processos seletivos de Designação Temporária e a cursos do Pronatec, Fic-Tec e Pré-Enem.

Pelo o ES na Palma da Mão, os cidadãos recebem notificação de vencimento da CNH e podem gerar o Documento Único de Arrecadação (DUA) para pagar multas.

O aplicativo ainda permite consultar o Diário Oficial, acessar dados do Portal da Transparência do Governo do Estado, acompanhar a agenda de eventos dos órgãos estaduais e ler notícias do Poder Executivo Estadual.

Em 2020, o app passou a disponibilizar a consulta do contracheque para servidores públicos ativos e aposentados.

Informações à Imprensa:


Assessoria de Comunicação do Prodest

Eric Lopes Menequini

Vanessa Dias

comunicacao@prodest.es.gov.br

(27) 3636-7173

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras