Governo do Estado do Espírito Santo
23/11/2021 09h44

Livro digital destaca transparência do Estado nas informações sobre Covid-19

A experiência bem-sucedida do Espírito Santo na transparência das informações sobre a evolução da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) é um dos seis cases de sucesso abordados pela ONG Open Knowledge Brasil (OKBR), no livro digital “Emergência dos Dados: como o Índice de Transparência da Covid-19 impulsionou a abertura de dados da pandemia no Brasil”.

Lançada no último dia 17, a publicação apresenta o histórico da iniciativa que monitorou a disponibilidade de dados e as informações sobre a crise sanitária em Estados, capitais e na União, no período de abril de 2020 a outubro de 2021. A obra destaca que, “com soluções próprias e elaboradas em pouco tempo, o Espírito Santo desenvolveu um dos mais detalhados painéis da Covid-19”.

Com o uso da tecnologia de Business Intelligence (BI), o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) disponibilizaram diversos painéis no site www.coronavirus.es.gov.br. Essa iniciativa permite o acesso a dados sobre percentual da população vacinada, número de casos e de mortes, cobertura vacinal em cada grupo prioritário, além do perfil de gênero, raça/cor e idade dos vacinados e das vítimas da Covid-19.  

Todos os painéis têm atualização diária, interatividade e apresentação de microdados, o que contribuiu para o Espírito Santo chegar rapidamente ao topo do ranking elaborado pela OKBR, com o cumprimento de 100% dos quesitos de transparência verificados.

“Com certeza, é muito importante ter o trabalho reconhecido em nível internacional. Possibilitamos que a população e os gestores públicos tenham acesso a dados atualizados sobre a pandemia, o que é imprescindível para melhorar a tomada de decisão sobre como enfrentá-la”, afirmou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

Para baixar o livro digital, acesse: https://ok.org.br/wp-content/uploads/2021/11/Ebook_EmergenciaDados_OKBR.pdf

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini

Tel.: (27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras