Governo do Estado do Espírito Santo
25/07/2024 14h13

Foco na observabilidade é destaque em workshop realizado no Prodest

A necessidade de reforçar a segurança de aplicações e dados foi um dos pontos destacados no workshop com o tema “Como a observabilidade unificada é essencial para a entrega de serviços digitais ao cidadão”.  O evento foi realizado na tarde dessa quarta-feira (24), no auditório do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em Vitória.

Inicialmente, o gerente de Plataformas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Prodest, Reinaldo Barbosa Martins, destacou que é válido ter uma visão ampla sobre o uso de soluções de observabilidade voltadas para o setor público.

Em seguida, o executivo de contas da Dynatrace para o setor público no Espírito Santo e em estados da região Sul, Eduardo Neves, afirmou que é necessário adotar recursos de segurança unificada para garantir a entrega de serviços digitais ao cidadão. 

“Qualquer aplicação que nasce precisa ser observada. Isso é fundamental para o gerenciamento das soluções e dos dados serem bem executados. Com a transformação digital, o mundo passou a ser operado por software. Hoje, os sistemas fazem parte das nossas vidas, e isso tem impactado todos os setores da economia e, principalmente, o setor público”, enfatizou Neves.

Infraestrutura e entregas

O executivo também disse que a observabilidade não abrange somente o acompanhamento de logs, mas também deve priorizar o comportamento de redes e dos demais recursos de infraestrutura de TIC.

“Os órgãos estatais de TI têm um papel muito importante ao prover serviços públicos digitais para os cidadãos. Com o uso estratégico da observabilidade, é possível propor e executar melhorias nas entregas e criar novas plataformas de forma eficiente”, pontuou Neves.

Para finalizar o workshop,  Fernando Evangelista, um dos especialistas em pré-vendas da Compwire, abordou a necessidade de as empresas de TI contarem com parceiros qualificados para explorar as soluções de observabilidade da melhor forma possível.

“É muito importante criar um processo que ajude, por exemplo, a identificar vulnerabilidades por meio da ferramenta de observabilidade da Dynatrace. Com um suporte qualificado, isso é perfeitamente viável”, ressaltou Evangelista.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Prodest

Eric Lopes Menequini

comunicacao@prodest.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras