Governo do Estado do Espírito Santo
26/11/2018 09h46

Estudantes do Ifes conhecem serviços do Prodest

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na manhã desta sexta-feira (23), a visita de alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Santa Teresa.

A atividade começou com a exibição do vídeo institucional que destaca ações importantes da autarquia, como o Acesso Cidadão (serviço de login único). Os estudantes também foram recebidos pelo presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, que abordou a trajetória profissional dele no setor de TI e a relevância do Data Center do Estado (central de dados governamentais), localizado no órgão.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as principais atividades da Gerência de Sistemas (Gesin). O analista de TI Vinícius de Freitas Soares abordou os procedimentos de trabalho adotados e destacou iniciativas importantes desenvolvidas pela unidade, como o Portal SUS, o aplicativo ES na Palma da Mão e o Portal da Transparência. 

Segurança da informação

Na última parte da visita, os alunos conheceram a sala de controle (NOC) do Data Center. Eles foram recebidos pelo analista de TI Charles Santos de Jesus, da Gerência de Operações (Geope).

Foram repassadas informações sobre o funcionamento de alguns setores da central de dados do Governo do Estado, como a sala-cofre e as salas de energia e de telecomunicações. Os alunos também acompanharam como é realizado o monitoramento da rede Metro-Gvix, que contempla órgãos estaduais em Vitória, Vila Velha e Cariacica.

Na avaliação do professor do Ifes Luis Carlos Loss Lopes, a visita foi bastante esclarecedora, porque mostrou o funcionamento da área técnica do Prodest e os procedimentos de segurança da informação utilizados.

Para o aluno Khallep Dumor, a maneira como são desenvolvidos os sistemas e a estrutura do Data Center foram os aspectos que mais lhe chamaram a atenção. “Achei muito interessante o uso do Zabbix para monitorar os ambientes do Data Center”, destacou.

A estudante Lorena Santos de Souza disse que ficou bastante impressionada com o nível de segurança da sala-cofre. “Também não tinha ideia da quantidade de sistemas, sites e aplicativos desenvolvidos pelo Prodest. Achei isso muito interessante”, completou.

Para agendar uma visita técnica ao Prodest, as instituições de ensino com cursos na área de TI podem entrar em contato pelo e-mail comunicacao@prodest.es.gov.br.  

 

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini / Prodest

(27) 3636-7173

comunicacao@prodest.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras