Governo do Estado do Espírito Santo
26/05/2022 12h11

Estudantes da UVV realizam visita técnica ao Prodest

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest) recebeu a visita de alunos dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Análise de Sistemas da Universidade de Vila Velha (UVV), na tarde dessa quarta-feira (25).

Essa foi a segunda visita técnica de estudantes à autarquia desde o começo da pandemia no novo Coronavírus (Covid-19), em março de 2020. Inicialmente, os estudantes assistiram a um vídeo institucional que aborda a história e os serviços prestados pelo órgão.  

Após a apresentação do vídeo institucional, o gerente de Sistemas de Informação do Prodest, Renato Machado Albert, conversou com os estudantes e destacou a atuação do órgão nos investimentos feitos pelo Governo do Estado em Tecnologia da Informação (TI).

O Prodest atua na orientação de compras que envolvem a área de TI, fazendo  recomendações de ajustes, dependendo de cada situação. Temos uma equipe com funcionários altamente qualificados, o que contribui para prestarmos um atendimento amplo para a Administração Pública Estadual”, afirmou o gerente.

Em seguida, o analista de TI Vinicius de Freitas Soares, da Gerência de Sistemas de Informação (Gesin), realizou uma apresentação sobre os serviços prestados pelo Prodest, destacando a contribuição do Instituto para os diferentes órgãos do Governo Estadual e também a atuação da autarquia no enfrentamento à pandemia.

Vinicius Soares fez uma breve apresentação do Prodest e quais as áreas de atuação, também explicando a organização setorial do órgão, detalhando como funciona cada setor do Instituto e as finalidades que possuem.

Soares mostrou algumas estatísticas e números de serviços da Gesin, como aplicativos, webservices e outros serviços que estão atualmente em funcionamento em todo o Estado.

Um dos serviços mencionados foi o Acesso Cidadão, ferramenta que permite aos capixabas usarem diversos sistemas governamentais com apenas um login e senha. Com mais de 2 milhões de pessoas cadastradas, o Acesso Cidadão superou a marca de 20 milhões de visitas no ano passado, com 104 milhões de páginas visualizadas.

O analista encerrou a participação reforçando a qualidade técnica que os profissionais do Prodest. “Temos equipes altamente capacitadas com atuação de anos no mercado de trabalho. Há profissionais com grande bagagem acadêmica, com mestrados e doutorados. São diferentes equipes, mas que sempre trocam experiências e conhecimentos entre si”, afirmou.

Data Center

Na visita, os alunos ainda tiveram a oportunidade de visitar a sala de controle (NOC) do Data Center do Estado. Os visitantes foram recebidos por Charles Santos de Jesus, analista de TI da Gerência de Operações (Geope).

Ele explicou como funciona a Central de Dados do Governo do Estado, além de abordar a estrutura das redes de fibra óptica do Poder Executivo Estadual na Grande Vitória e no interior.

O analista seguiu a apresentação mostrando os mecanismos de segurança do Data Center e como é feito o monitoramento do ambiente e das informações dos órgãos estaduais.

“O Data Center conta com uma sala-cofre que tem recursos para manter os equipamentos e dados íntegros, mesmo em situações atípicas, como princípios de incêndio e pequenos desmoronamentos”, pontuou.

 

Avaliação 

Durante toda a visita técnica os estudantes demonstraram empolgação, sempre bastante participativos com perguntas e comentários relevantes. Para o aluno Emanuel Luiz Pereira dos Santos, do curso de Análise de Sistemas, a visita foi interessante e esclarecedora. “Fiquei surpreso com as tecnologias de monitoramento e armazenamento de dados empregadas pelo Prodest”, complementou.

“Eu gostei muito da visita. Deu para ver, na prática, a dinâmica de uma empresa de TI e como os profissionais da área atuam”, disse Maria Eduarda Santos Pereira, estudante do curso de Ciência da Computação da UVV.

Para Denis Rodrigues, professor de Infraestrutura de Redes e que acompanhou a turma na visita técnica, a experiência foi uma oportunidade para os alunos conhecerem um ambiente de trabalho real, que poderão vivenciar no futuro. “É uma atividade que motiva o grupo a se dedicar mais ao curso. Para eles, é enriquecedor conhecer um local como o Prodest”, enfatizou.

As instituições de ensino com cursos na área de TI podem agendar uma visita técnica ao Prodest pelo e-mail comunicacao@prodest.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini/Nicholas Abreu

(27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras