O aplicativo Procon-ES, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), recebeu 1.819 reclamações no primeiro semestre de 2019.
A ferramenta foi lançada em março deste ano e está disponível na plataforma Android. Seu uso é simples e possibilita fazer uma denúncia de qualquer lugar e hora. Para isso, é necessário fazer um rápido cadastro no qual o usuário deve inserir dados, como nome, CPF, RG, data de nascimento, telefone, e-mail, cidade, entre outros.
É necessário informar o assunto da demanda, o nome do estabelecimento e um ponto de referência. Fotos, vídeos e documentos, como notas fiscais e comprovantes também podem ser inseridos para validar a denúncia.
O usuário também recebe uma mensagem comunicando que as reclamações serão respondidas em até 72 horas úteis pela equipe do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES). Também é possível fazer a denúncias de forma anônima.
Para o presidente do Prodest, Tasso Lugon, os números representam apenas o começo de uma grande mudança. “Facilitar o processo para o usuário é de extrema importância, já que nem todos podem ir pessoalmente fazer as denúncias. O aplicativo permite às pessoas mais condições de garantir os seus direitos”, enfatizou.
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Eric Lopes Menequini
(27) 3636-7159
Texto: Lara Favaris Mendonça
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