Governo do Estado do Espírito Santo
11/05/2023 09h49

Alunos de cursos técnicos do Senai Vitória visitam o Prodest

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest) recebeu, na manhã dessa quarta-feira (10), a visita de alunos dos cursos técnicos de Cibersegurança e de Desenvolvimento de Sistemas do Senai, unidade Vitória.

Com a intenção de familiarizar os visitantes com as atividades da autarquia, foi apresentado um vídeo institucional que destaca a história e os serviços prestados pelo órgão.

Os analistas de Tecnologia da Informação (TI) Carlos Antônio Silvério de Freitas e Roger Trancozo de Jesus abordaram as atividades realizadas pela Gerência de Operações (Geope), que atua na gestão do Data Center do Estado, central de dados do Poder Executivo Estadual, situado na sede do Prodest, em Vitória.

Foi mencionado o elevado grau de segurança da sala-cofre, que se caracteriza pelos mecanismos de prevenção e combate a incêndios. Também foi destacado o uso de geradores para manter o ambiente funcionando, mesmo com falta de energia elétrica por um longo período.

Outra iniciativa citada pelos analistas foi a administração da rede de fibra óptica do Governo do Estado, que abrange vários órgãos públicos (hospitais, delegacias, colégios, Ciretrans, secretarias, entre outras) na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). Atualmente, essa estrutura está sendo expandida para 30 municípios do interior, abrangendo os anéis norte e sul do Estado.

Soluções tecnológicas

Para os estudantes conhecerem várias soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Prodest, o analista de TI Vinicius de Freitas Soares mostrou diversas ações realizadas pela Gerência de Sistemas de Informação (Gesin).

Uma delas é o Conecta Cidadão (www.conectacidadao.es.gov.br) – plataforma que apresenta 574 serviços estaduais, sendo que 303 são executados de maneira digital. Além disso, Soares detalhou o funcionamento do Acesso Cidadão, ferramenta de login único com mais de dois milhões de usuários cadastrados e que permite a utilização de serviços digitais do Governo do Estado.    

O analista também apresentou o e-Docs (sistema de tramitação eletrônica de processos e documentos do Poder Executivo Estadual), o Agenda ES (solução adotada para agendar eletronicamente atendimentos nos órgãos estaduais), o sistema Seleção Aluno e o site do Programa Valores.  

Soares ainda citou dados estatísticos sobre os acessos aos sites mantidos e desenvolvidos pelo Prodest nos últimos 12 meses. Nesse período, cerca de 21 milhões de usuários acessaram os websites do Governo do Estado, visitando aproximadamente 98 milhões de páginas.

De acordo com o analista, 62% dos acessos aos sites governamentais são feitos pelo smartphone e 37,3% pelo computador. Ele também disse que a carreira na área de cibersegurança é bastante promissora para os que estão entrando no mercado de trabalho de TI.

“As empresas estão investindo cada vez mais em soluções e em profissionais de TI para manter os dados protegidos. É uma tendência que não pode ser ignorada e que favorece os que têm conhecimentos avançados em segurança da informação”, acrescentou.

 

Conhecimento  

Na avaliação do aluno Gideoni Bastos Pereira, a organização do Instituto foi um dos aspectos mais positivos notados durante a visita. “Dou nota 10 para o Prodest, porque nos proporcionou obter mais conhecimento sobre o segmento de TI”, pontuou.

Para o estudante Renan Rosse Covre, a visita foi importante para conhecer boas práticas ligadas ao desenvolvimento de sistemas. Já a aluna Melissa Souza Borges afirmou ter sido muito positivo conhecer o trabalho realizado pelo Prodest para a oferta de serviços digitais aos capixabas.

Segundo o professor Rênisson Rodrigues de Souza, do Senai, a visita é uma excelente oportunidade de os alunos terem uma visão mais prática dos conteúdos apresentados em sala de aula. “Não há dúvidas de que para os estudantes esse tipo de evento é bastante enriquecedor na formação profissional”, destacou.

As instituições de ensino com cursos na área de TI podem agendar uma visita técnica ao Prodest pelo e-mail comunicacao@prodest.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras