Governo do Estado do Espírito Santo
26/02/2016 11h24 - Atualizado em 24/08/2016 09h37

Prodest e Prodemge debatem alternativas para expansão de infovias digitais

Representantes do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) promoveram, nesta quinta-feira (25), uma reunião para analisar opções de modelos técnicos e de gestão para expandir a implantação e o uso de infovias digitais para melhorar a comunicação entre órgãos públicos.

A reunião ocorreu na sede da autarquia, em Vitória, e contou com a participação da diretora Técnica do Prodest, Sylvia Abaurre, dos assessores especiais do Prodest, Lívio Zanol e Renato Ferraz, e do gestor de Projetos Estruturantes da Secretaria de Estado de Planejamento (SEP), Luiz Gregório Nascimento. Também estiveram presentes o diretor de Produção da Prodemge, Pedro Ernesto Diniz, e o assessor da Diretoria de Produção da Prodemge, Carlos César Fernandes de Morais.

Na atividade, foi apresentado um estudo sobre infovias digitais no Brasil feito para a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), com a participação do Prodest. As informações desse trabalho abrangem aspectos como a velocidade das redes, tecnologias utilizadas, localidades atendidas, extensão, modelos de financiamento para construção, entre outros.

Foram também apresentados projetos do ES relacionados com as infovias digitais e dados sobre as redes corporativas do Governo do Estado, como a Metro.ES, que atende a mais de 100 órgãos estaduais com fibra óptica em Vitória.

“Uma boa alternativa para expandir as infovias digitais no País é fazer um termo de cooperação técnica entre a Abep, Ministério das Comunicações, Telebras e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) para o compartilhamento de infraestrutura. Dessa forma, haverá mais eficiência e economia de recursos públicos para a construção das redes”, enfatiza a diretora Técnica do Prodest, Sylvia Abaurre.  

Tópicos:
Prodest, Prodemge, infovias
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras