Governo do Estado do Espírito Santo
25/10/2024 11h07

Workshop detalha aspectos da Gestão de Resíduos 4.0

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) realizou, na tarde dessa quarta-feira (23), o Workshop com o tema “Gestão de Resíduos 4.0: inovação e sustentabilidade com tecnologias inteligentes”.

Promovida no auditório do Instituto, a atividade foi conduzida pelo analista de Tecnologia da Informação (TI) Rober Marcone Rosi, da Gerência de Dados (Gedad). Ele considera que é fundamental haver um maior investimento por parte dos setores público e privado para elevar o percentual de lixo reciclado no Brasil.

“Somente 4% do lixo produzido é reciclado em nosso País. Na Alemanha, esse percentual é acima de 40%. Atualmente, há acordos setoriais de logística reversa que contribuem para mudar esse cenário no Brasil, abrangendo diversos segmentos, como os de bateria de veículos, óleo lubrificante, embalagens e medicamentos. Mesmo assim, há um longo caminho a percorrer”, enfatizou.

O analista também destacou o papel da transformação digital para aperfeiçoar a gestão de resíduos. Foram apresentadas tecnologias que viabilizam o rastreamento do lixo gerado e a logística de coleta, transporte e destinação. Além disso, foram mostradas soluções que aumentam a capacidade de um contentor de lixo, o que viabiliza a redução de custos com transporte.

“Não faltam soluções tecnológicas para uma gestão mais adequada dos resíduos. Na Suécia, há cidades que fazem a reciclagem de praticamente todo o lixo gerado. É um exemplo que devemos estudar e adaptar ao contexto de nosso País”, acrescentou Rober Marcone.

O workshop contou com a presença de funcionários de diversos setores da autarquia e do diretor setorial técnico do Prodest, Carlos Eduardo Meneguelli de Sá.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Prodest

Eric Lopes Menequini

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras