O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde dessa quinta-feira (04), a visita de estudantes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Gerson Camata, localizada no município de São Gabriel da Palha.
Inicialmente, foi apresentado o vídeo institucional que destaca a história e os serviços disponibilizados pelo Instituto aos órgãos estaduais. Logo depois, os visitantes conheceram os trabalhos realizados pela Gerência de Plataformas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Geptic) por meio da apresentação feita pelo supervisor de Segurança da Informação do Prodest, Fabio Modenese.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o conceito Devops (iniciativa que integra áreas de desenvolvimento, suporte de TI, entre outras), o gerenciamento de banco de dados, o serviço de correio eletrônico e os procedimentos adotados para elevar a segurança da informação de sistemas e sites hospedados no Data Center do Estado, que fica na sede da autarquia, em Vitória.
Desenvolvimento
Também chamou a atenção dos visitantes os serviços prestados pela Gerência de Sistemas (Gesit), que foram apresentados pelo analista de TI Vinícius de Freitas Soares. Uma das atividades citadas foi o desenvolvimento do Conecta Cidadão, plataforma que contém informações sobre 614 serviços do Governo do Estado, sendo 319 digitais, 153 parcialmente digitais e 142 presenciais.
Outro destaque foi a explicação sobre o funcionamento do Acesso Cidadão, ferramenta login único que permite o uso de vários serviços digitais do Governo. Atualmente, a ferramenta tem, aproximadamente, 2,58 milhões de usuários cadastrados.
O serviço Agenda ES, a solução de inscrições para seleção de profissionais em Designação Temporária (DTs), o sistema Seleção Aluno e a ferramenta de Ouvidoria do Governo do Estado também foram detalhados durante a apresentação.
Além disso, os alunos receberam informações sobre outros serviços desenvolvidos pela Gesit, como o site do Programa Jovens Valores e o sistema E-Docs, responsável pela tramitação de processos e documentos de forma eletrônica nos órgãos do Poder Executivo Estadual.
Infraestrutura de TI
Na última parte da visita, os estudantes foram à a sala de controle do Data Center do Estado, onde foram recebidos pelo técnico de TI, Victor Princisval. Na apresentação, foram explicadas as ações para manter o ambiente seguro e os trabalhos de monitoramento da rede de fibra óptica do Governo do Estado, que abrange a Região Metropolitana da Grande Vitória e municípios do interior.
Foi explicado para os visitantes o funcionamento da estrutura do Data Center, composta por sala de telecomunicações, sala-cofre, salas de energia, colocation e geradores. Na avaliação do aluno Miguel Carneiro, a infraestrutura tecnológica do Prodest chamou bastante a atenção dele, porque proporciona uma grande conectividade entre os órgãos governamentais.
Para o professor Daniel Carvalho, a visita é uma grande oportunidade de os alunos conhecerem como funciona uma organização do segmento de Tecnologia da Informação na prática. “Sem dúvida, essa atividade vai agregar muito valor à formação deles. E isso é bastante positivo”, enfatizou.
As escolas, com cursos na área de Tecnologia da Informação, podem agendar uma visita técnica ao Instituto, enviando e-mail para comunicacao@prodest.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br