O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) desenvolveu o site da Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd), órgão que atua na recuperação dos danos ambientais e socioeconômicos relacionados com o rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em novembro de 2015, em Mariana (MG).
Pelo https://serd.es.gov.br/, os internautas podem acessar diversas informações sobre a secretaria, como histórico, competências, lista de contatos, perguntas frequentes, endereço e horário de atendimento.
Na página, também estão disponíveis notícias e dados relativos às licitações e à legislação que norteia as iniciativas da Serd. O site foi desenvolvido pela plataforma Orchard, dentro do padrão estabelecido pela Superintendência de Comunicação Social (Secom).
“Tão importante quanto a agilidade nas obras de saneamento e nas ações ambientais que iremos realizar na Bacia Hidrográfica do Rio Doce será a transparência na divulgação destas informações. Por isso a importância da Serd ter o seu site, em parceria com a Prodest e com a superintendência estadual de Comunicação. Sob a orientação do governador Renato Casagrande, estamos alinhando os projetos de infraestrutura para as cidades impactadas pelo desastre ambiental de Mariana e cumprindo as determinações do acordo de repactuação assinado em Brasília”, pontuou o secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi.
“A Secretaria de Recuperação do Rio Doce tem um papel muito importante para o nosso Estado, pois está diretamente ligada a um trabalho que abrange fatores ambientais, sociais e econômicos. E colaborar para essa secretaria ter uma comunicação mais efetiva com a população é mais uma prova da nossa importância para a Administração Pública e a sociedade”, enfatizou o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio.
Sobre a Serd
Criada em dezembro de 2024, a Secretaria de Recuperação do Rio Doce tem como finalidade apoiar, coordenar, orientar, monitorar e fiscalizar o planejamento e a execução dos projetos e ações voltados à reparação, restauração e compensação de danos socioambientais e socioeconômicos.
O objetivo é garantir o cumprimento das obrigações assumidas pelo Estado no acordo judicial para reparação integral e definitiva relativa ao rompimento da barragem de Fundão. O acordo judicial envolve o Governo Federal, os Governos de Minas Gerais e Espírito Santo, o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU), os Ministérios Públicos e Defensorias Estaduais e as empresas Samarco Mineração, Vale e BHP Billiton Brasil, tendo sido homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 6 novembro de 2024.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br
Assessoria de Comunicação da Serd
Renato Costa Neto / Karina Soares
27 99944 120427 / 99228 1226
renato.costa@serd.es.gov.br
karina.soares@serd.es.gov.br