O Cerco Inteligente, sistema integrado de monitoramento e combate a crimes do Governo do Estado, já está em funcionamento.
O Projeto conta com 290 pontos de fiscalização, 90 balanças móveis e 1650 câmeras. Os equipamentos serão capazes de gerar informações em tempo real, enviando os dados para cada Secretaria e Órgão envolvido que terão sua própria central de monitoramento, um equipamento capaz de receber todas as informações geradas e repassadas por área de interesse.
Isso significa que as Secretarias e Órgãos serão capazes de reconhecer e agir de forma muito mais eficiente e assertiva, evitando a evasão de recursos e fraudes fiscais.
As informações geradas pelo Cerco Inteligente são enviadas para Centros de Comando e Controle que utilizam Big Data com inteligência artificial (IA). Essa IA é capaz de ser demandada e aperfeiçoada diariamente, fazendo com que as informações sejam processadas e, como consequência, melhorar a resposta das autoridades, trazendo mais segurança aos capixabas.
Todo o sistema de monitoramento por IA encontra-se instalado no centro de dados do Governo do Espírito Santo, localizado no Prodest, em Vitória, local considerado uma referência no setor público de TI.
O diretor-presidente do Prodest, Marcelo Cornélio, fez parte da equipe técnica do Cerco Inteligente enquanto exercia o cargo de Gerente de Tecnologia da Informação na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e destacou a importância do Projeto para a Segurança Pública. "Com o Cerco Inteligente, o Estado conseguirá otimizar o monitoramento de trânsito realizados pelo Detran e Segurança Pública nas rodovias estaduais e demais vias públicas do Estado, como também potencializar a fiscalização por parte da Fazenda Estadual e Meio Ambiente em suas respectivas atividades através do uso de inteligência artificial com o objetivo de identificar irregularidades. Isso tudo visando melhorar os níveis de segurança para a população capixaba. Mais uma boa adição ao programa Estado Presente" disse.
Com tecnologia de ponta, equipamentos de última geração e uso intensivo de IA, o Cerco Inteligente visa combater crimes de sonegação, fraudes fiscais, crimes ambientais, circulação de veículos irregulares, infrações de trânsito nas rodovias e, principalmente, ser mais uma ferramenta do Estado Presente em Defesa da Vida para garantir a segurança da população. É a tecnologia que fecha as portas para o crime e abre espaços para o desenvolvimento.
Texto: Nicholas Abreu
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
(27) 3636-7159
comunicacao@prodest.es.gov.br