4 passos para criar um site para empresa

Mesmo com os aplicativos e a ascensão das redes sociais, os sites são essenciais para muitas empresas, pois possibilitam um contato mais próximo com o público e a geração de receita.

Eles são uma forma mais econômica de manter um produto ou serviço sempre à disposição da audiência, sem precisar investir pesado em anúncios para TV ou jornais. Esse fator justifica apostar em um site para empresa.

Neste artigo, apontaremos 4 passos para a criação de um website e atingir bons resultados.

       1. Idealize o projeto

Antes de criar um site para empresa, é necessário pensar no público-alvo. Por isso, deve ser avaliado como a ferramenta será usada pelos usuários. Dessa forma, você pode escolher uma das diversas opções disponíveis (loja virtual, site institucional, blog, portal etc.).

Analisar os concorrentes também é importante. Na internet, quem se diferencia e traz novidades tem mais chance de fazer sucesso. Então, procure inovar para se diferenciar dos rivais.

       2. Esteja atento a fatores burocráticos

Já pensou nos procedimentos para colocar um site de empresa no ar? Inicialmente, é necessário registrar um domínio, que é o nome de uma marca na internet. No caso de uma empresa conhecida, vale a pena usar o nome para atrair os clientes.

Depois de registrar o domínio, é essencial escolher uma hospedagem, que funciona como uma casa para o site, onde as informações ficarão armazenadas. É importante ficar atento a alguns critérios para a contratação desse serviço:

Certifique-se de que o plano escolhido tem o que o site corporativo precisa no momento;

Verifique a garantia de disponibilidade que a hospedagem oferece, opte por planos com servidores monitorados 24h para que sua página permaneça no ar;

Priorize suporte ininterrupto para agilizar a resolução de problemas;

Veja se a empresa de hospedagem inclui no plano a ferramenta mais fácil para a criação do website corporativo.

Se o projeto é o de uma loja virtual, um Certificado SSL é prioridade, já que é utilizado para criptografar os dados que são trocados entre o site e os visitantes.

 

       3. Produza conteúdo

É hora de produzir! Elabore um conteúdo adequado ao criar um site para empresa. Se for uma loja virtual, crie o layout e inicie os cadastros dos produtos do empreendimento. Preste atenção aos códigos de conversão e análise.

Se for um blog para divulgar os serviços empresariais, pense mais na interação, apostando em um layout atraente e formulários para conversão de clientes em potencial.

       4. Otimize

Agora que o conteúdo foi criado, é preciso divulgar e otimizar. Use as redes sociais e faça divulgação nos mecanismos de busca ou até utilize o e-mail marketing para criar um tráfego qualificado. Essa é a primeira parte do processo de otimização.

A segunda parte é o uso de técnicas como a Search Engine Optimization, o SEO, que melhora o posicionamento da página nos mecanismos de busca. O sistema é dividido em duas partes que influenciam os seus resultados:

Fatores internos (são relacionados ao site e incluem: URLs claras, a correta utilização de tags etc.);

Fatores externos (engloba como outros sites interagem com a página de uma organização na web, o que inclui links mencionando uma companhia, etc.).

Com essas dicas, é perfeitamente viável criar um site para empresa e conseguir um bom volume de tráfego. Isso é fundamental para ter uma maior atenção do público-alvo.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard