Governo do Estado do Espírito Santo

Quatro motivos para adotar a computação em nuvem

A computação em nuvem é um recurso que possibilita acessar arquivos e programas de forma online, sem a necessidade de estarem armazenados num computador.

No mundo corporativo, ela permite que os dados de uma organização estejam em servidores, equipamentos responsáveis por disponibilizar as informações para funcionários e clientes.  

A computação em nuvem também propicia acessar e-mails, salvar arquivos no Dropbox, pagar contas pela internet banking ou colocar uma foto nas redes sociais.

A tendência é que essa tecnologia seja cada vez mais utilizada nos próximos anos. Pensando nisso, serão apresentadas quatro vantagens proporcionadas por esse recurso.  

Agilidade

Imagine que um vendedor estivesse numa reunião e precisasse de uma planilha de custos para explicar aos clientes como são estipulados os preços dos serviços. Porém, esqueceu de salvar o documento num pen drive ou no notebook.

Com a computação em nuvem, o funcionário não vai passar por essa situação. Isso porque pode obter as informações corporativas em qualquer dispositivo com acesso à internet.

Isso faz com que o empregado tenha mais agilidade para localizar os dados da organização, propiciando mais produtividade e eficiência nas ações.

Economia

Dependendo do tipo de negócio, uma empresa não precisa investir em uma data center para guardar as informações com segurança. Também não necessita fazer grandes investimentos em tecnologia da informação para a aquisição de equipamentos, como servidores e storages (equipamentos que armazenam dados).

Além disso, vai poupar recursos financeiros com a manutenção de aparelhos. Num momento de crise econômica, o controle eficiente das despesas é fundamental para a sobrevivência de qualquer instituição.

Segurança

Inegavelmente, os dados têm um grande valor no mundo corporativo. Uma organização sofre um grande prejuízo de imagem, quando ocorre o vazamento ou a perda de informações por motivos de força maior (incêndio e falha na rede elétrica).

Ao investir em computação em nuvem, uma empresa terá um elevado nível de segurança e de disponibilidade das informações. Isso porque os servidores estarão num local, onde os dados estarão bastante seguros. 

Otimização da equipe de TI

Com a redução de equipamentos para armazenar os dados, uma empresa pode utilizar a equipe de TI de forma mais estratégica. Ou seja, os funcionários terão um foco maior em propor e efetivar ações que ajudem a melhorar a qualidade dos serviços.

Por exemplo, imagine uma empresa que deseja expandir as vendas online. Neste caso, os funcionários do setor de tecnologia da informação terão mais condições de contribuir no desenvolvimento de um site responsivo - capaz de ser visualizado com facilidade em dispositivos móveis.

Sem dúvida, a computação em nuvem é uma excelente alternativa para aumentar a segurança e a disponibilidade das informações corporativas. Além disso, contribui para os investimentos estarem mais direcionados para as necessidades do negócio.

Referências

https://www.qinetwork.com.br/5-beneficios-da-cloud-computing-para-a-sua-empresa/

http://exame.abril.com.br/geral/5-beneficios-da-computacao-em-nuvem/

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras