Veja os maiores erros cometidos por um líder

A liderança é peça-chave para o sucesso de qualquer organização. Funcionários devidamente orientados e engajados têm condições de alcançar altos níveis de produtividade e, consequentemente, ótimos resultados.

No segmento de Tecnologia da Informação (TI), essa lógica se apresenta de maneira marcante. Em um cenário em que os recursos tecnológicos assumem um papel estratégico, é fundamental contar com uma gestão inteligente e capaz de motivar a equipe ao máximo.

Neste artigo, vamos mostrar o que um líder precisa evitar, ao máximo, para não afetar o rendimento dos empregados. Confira!

Exceder o limite da autoridade

Ter consciência de que é necessário ter bom senso para gerenciar uma equipe é o mínimo que se espera de um gestor, não é mesmo? Usar a liderança como forma de intimidar os colaboradores é um erro grosseiro e que torna o ambiente de trabalho ruim.

O líder também deve ter cuidado com a gestão dos recursos disponíveis. Aproveitar a posição privilegiada para obter proveitos pessoais é um péssimo exemplo, porque mostra falta de comprometimento com a organização.

Ignorar a empatia

É comum ocorrer equívocos durante o desenvolvimento de um projeto ou até em uma atividade rotineira de manutenção. Porém, é essencial que haja maturidade e equilíbrio para não causar constrangimentos entre os colaboradores.

Se um funcionário adotar um procedimento errado, o ideal é que seja advertido de maneira privada e respeitosa. Caso seja necessário orientar toda a equipe para o erro não ser repetido, pode ser feita uma reunião, em que deve haver o cuidado necessário para a explicação ser de fácil entendimento e apresentada de forma ponderada.

Responsabilizar um funcionário por um equívoco na frente dos demais membros de um setor é uma conduta que gera constrangimentos e mostra total falta de empatia e de habilidade para liderar.

 

Decidir de forma precipitada

A agilidade é um aspecto muito valorizado pelo mundo corporativo. Por outro lado, isso não significa que um líder tenha como meta optar sempre por decisões em curto prazo. Dependendo da complexidade da medida a ser tomada, o diálogo é imprescindível para estabelecer o melhor procedimento a ser adotado.

Um líder participativo e inteligente deve buscar a participação da equipe nas decisões. Assim, terá mais condições de avaliar as consequências que uma ação poderá provocar. Optar pelo isolamento e a falta de transparência não é um bom caminho para definir a estratégia a ser adotada para obter melhores resultados.  

 

Esquecer de reconhecer o empenho da equipe

Bater metas e receber elogios pelo trabalho realizado é motivo de satisfação para qualquer liderança. Por outro lado, isso deve ser compartilhado com todos os membros do time. Afinal, ninguém é capaz de implantar um projeto de grande porte sozinho, mesmo que seja bastante capacitado.

A falta de reconhecimento é um dos fatores que mais desmotivam os funcionários. Não valorizar o esforço dos empregados pelo sucesso alcançado é um equívoco praticamente imperdoável.

Um líder deve ficar muito atento para não adotar medidas que sejam reprovadas por uma equipe. Logicamente, não é possível agradar a todos sempre. Por outro lado, é essencial mostrar equilíbrio e bom senso para manter o ambiente de trabalho favorável para os colaboradores serem mais produtivos.

Se você gostou deste post, compartilhe-o nas redes sociais.  O conhecimento é a melhor alternativa para evoluir a cada dia!

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard