A tecnologia da informação é um recurso cada vez mais importante para as organizações conseguirem resultados expressivos. Para isso, é fundamental fazer um planejamento que verifique se a infraestrutura de TI (redes de dados, servidores e equipamentos relacionados com a segurança da informação) tem condições de suportar as estimativas de crescimento do negócio.
Com um bom gerenciamento, é viável encontrar gargalos e indicar investimentos que possibilitem melhorar os serviços e o relacionamento com o público-alvo. Na era digital, o cidadão quer mais agilidade para comprar mercadorias, tirar dúvidas sobre os benefícios de um determinado produto e sugerir melhorias.
Neste post, serão apresentados aspectos que devem ser considerados na elaboração do planejamento de capacidade de tecnologia da informação.
Objetivos
A análise da infraestrutura de TI é uma maneira de evitar gastos desnecessários e também apresenta como metas:
- economia ao adquirir equipamentos e sistemas;
- ter condições de verificar como novos softwares podem impactar no funcionamento dos serviços;
- avaliar como a capacidade atual está atendendo à demanda da organização;
- e fazer um planejamento detalhado dos investimentos a serem feitos em médio e longo prazos.
Passos importantes para um bom planejamento
Para elaborar um plano da capacidade de TI, a organização deve levar em consideração quatro fatores: recursos humanos, processos, serviços e parceiros. Também é importante adotar uma série de medidas, como:
- monitorar como a infraestrutura atual está contribuindo para o andamento das atividades;
- exemplificar como a expansão dos serviços exige a contratação de recursos de TI e de mão de obra;
- apontar os riscos que uma organização enfrenta, caso não haja um investimento adequado em tecnologia da informação;
- indicar ações que podem aperfeiçoar as atividades de TI;
- e fazer uma previsão dos custos relacionados com o crescimento da capacidade de tecnologia da informação.
Contribuição da TI em cada projeto
As organizações buscam implantar diversos projetos com foco em aumentar a participação no mercado e aperfeiçoar os serviços. Contudo, não adianta ter boas ideias, caso não seja levada em consideração a infraestrutura de TI.
Quando uma organização sabe como os recursos de tecnologia da informação podem ser utilizados nos projetos, fica mais fácil dimensionar os investimentos e optar pelas melhores alternativas disponíveis no mercado.
Caso haja uma análise deficiente da capacidade de TI, será grande a possibilidade de os projetos não conseguirem os resultados esperados. Ou seja, haverá perda de tempo e de dinheiro, o que é muito ruim para os negócios, principalmente, numa época de crise econômica.
Em algumas instituições, é muito comum projetos serem redimensionados, porque a capacidade de TI não suporta um alto nível de expansão dos serviços. Isso mostra que o planejamento é muito importante para evitar esse tipo de problema.
Referências:
https://www.portalgsti.com.br/2012/08/10-passos-para-elaborar-um-plano-da.html