Governo do Estado do Espírito Santo

Planejamento da capacidade de TI: ação de extrema importância no cenário atual

A tecnologia da informação é um recurso cada vez mais importante para as organizações conseguirem resultados expressivos. Para isso, é fundamental fazer um planejamento que verifique se a infraestrutura de TI (redes de dados, servidores e equipamentos relacionados com a segurança da informação) tem condições de suportar as estimativas de crescimento do negócio.

Com um bom gerenciamento, é viável encontrar gargalos e indicar investimentos que possibilitem melhorar os serviços e o relacionamento com o público-alvo. Na era digital, o cidadão quer mais agilidade para comprar mercadorias, tirar dúvidas sobre os benefícios de um determinado produto e sugerir melhorias.

Neste post, serão apresentados aspectos que devem ser considerados na elaboração do planejamento de capacidade de tecnologia da informação. 

Objetivos

A análise da infraestrutura de TI é uma maneira de evitar gastos desnecessários e também apresenta como metas:

- economia ao adquirir equipamentos e sistemas;

- ter condições de verificar como novos softwares podem impactar no funcionamento dos serviços;

- avaliar como a capacidade atual está atendendo à demanda da organização;

- e fazer um planejamento detalhado dos investimentos a serem feitos em médio e longo prazos.

Passos importantes para um bom planejamento

Para elaborar um plano da capacidade de TI, a organização deve levar em consideração quatro fatores: recursos humanos, processos, serviços e parceiros. Também é importante adotar uma série de medidas, como:

- monitorar como a infraestrutura atual está contribuindo para o andamento das atividades;

- exemplificar como a expansão dos serviços exige a contratação de recursos de TI e de mão de obra;

- apontar os riscos que uma organização enfrenta, caso não haja um investimento adequado em tecnologia da informação;

- indicar ações que podem aperfeiçoar as atividades de TI;

- e fazer uma previsão dos custos relacionados com o crescimento da capacidade de tecnologia da informação.

Contribuição da TI em cada projeto

As organizações buscam implantar diversos projetos com foco em aumentar a participação no mercado e aperfeiçoar os serviços. Contudo, não adianta ter boas ideias, caso não seja levada em consideração a infraestrutura de TI.

Quando uma organização sabe como os recursos de tecnologia da informação podem ser utilizados nos projetos, fica mais fácil dimensionar os investimentos e optar pelas melhores alternativas disponíveis no mercado.

Caso haja uma análise deficiente da capacidade de TI, será grande a possibilidade de os projetos não conseguirem os resultados esperados. Ou seja, haverá perda de tempo e de dinheiro, o que é muito ruim para os negócios, principalmente, numa época de crise econômica.

Em algumas instituições, é muito comum projetos serem redimensionados, porque a capacidade de TI não suporta um alto nível de expansão dos serviços. Isso mostra que o planejamento é muito importante para evitar esse tipo de problema.

 

Referências:

https://www.portalgsti.com.br/2012/08/10-passos-para-elaborar-um-plano-da.html 

http://imasters.com.br/artigo/19611/gerencia-de-ti/capacity-planning-conceito-importancia-e-visao-geral?trace=1519021197&source=single 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras