São inegáveis os benefícios e os avanços proporcionados pela internet, mas não se pode esquecer dos cuidados necessários ao utilizá-la. Cada vez mais cresce o número de acessos por meio dos dispositivos móveis (smartphones, tablets, entre outros). Isso faz com que fotos e vídeos do dia a dia sejam compartilhados com extrema facilidade.
Por meio dessas publicações, você pode expor mais do que deveria a própria imagem, a dos seus familiares e dos amigos. No caso das crianças e adolescentes, pessoas mal-intencionadas podem aproveitar fotos publicadas nas redes sociais para fazer tentativas de golpe, pedofilia e sequestro.
Para que os pais não exponham os filhos de maneira desnecessária, podem ser adotados alguns procedimentos, como:
- evitar divulgar os hábitos da rotina da criança;
- não mostrar as partes íntimas do corpo;
- não postar fotos dos filhos com o uniforme escolar;
- não publicar imagens que mostrem objetos e cômodos da residência;
- ter cuidado com dispositivos que mostram a localização (alguns aparelhos com a tecnologia GPS informam o local onde uma foto foi tirada);
- conhecer as políticas de privacidade das mídias sociais em que você tem um perfil;
- e não compartilhar informações da rotina familiar.
Sem dúvida, é necessário ter muita atenção para proteger os filhos das armadilhas do mundo virtual. Se você deseja mais informações sobre como ter uma postura adequada nas redes sociais, baixe agora mesmo a cartilha do Movimento Criança mais Segura na Internet.