A comunicação é essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Ela melhora a produtividade dos colaboradores, a convivência entre setores e o fluxo de informações.
Porém, a comunicação apenas será importante para alinhar as ações e alcançar as metas, caso seja feita de forma clara e objetiva. Por isso, aperfeiçoá-la é uma das prioridades de muitas organizações.
Neste artigo, vamos destacar como melhorar a comunicação institucional e os benefícios proporcionados por essa medida. Confira!
Mantenha os colaboradores informados
É fundamental que as organizações utilizem os meios de comunicação (impressos e digitais) para informar os funcionários sobre as principais atividades.
Dessa forma, a informação chega a todos os empregados e departamentos. Isso contribui para os colaboradores terem uma visão mais ampla dos objetivos da instituição.
Faça reuniões com planejamento
Em muitas empresas, as reuniões são vistas como uma perda de tempo. Embora sejam necessárias em diversas ocasiões, elas não surtem o efeito esperado devido à ausência de uma pauta bem definida.
De que forma esse problema pode ser evitado? A resposta é deixar claro para os participantes o objetivo da reunião, estabelecer um tempo de duração e capacitar os funcionários para terem um maior domínio da oratória.
Incentive a troca de ideias
O compartilhamento de informações deve ser muito valorizado pelas organizações. Afinal, a gestão do conhecimento é um dos aspectos que influenciam no desempenho dos colaboradores.
A recomendação é aproveitar a intranet para promover fóruns com temas relacionados com os projetos desenvolvidos. O mesmo pode ser feito por meio de listas de e-mail.
Outra medida para tornar a comunicação mais eficiente é por meio de encontros informais. Tanto os gestores quanto os funcionários podem dialogar sobre diversos assuntos. Com certeza, um bom relacionamento interpessoal ajuda a melhorar o ambiente de trabalho e a produtividade da equipe.
Uma organização pode promover palestras mostrando para os funcionários como a comunicação é importante para gerar bons resultados. Além disso, pode realizar ações que permitam uma maior interação entre os empregados.
Conheça os benefícios proporcionados ao investir em comunicação
Quando uma organização possui uma comunicação eficiente e que alcança todos os colaboradores, é possível obter uma série de vantagens:
- funcionários mais engajados com os objetivos da instituição;
- empregados se sentem valorizados e ficam mais motivados para trabalharem em equipe;
- colaboradores entendem melhor a missão, visão e valores da organização;
- melhoria do ambiente de trabalho, o que contribui para aumentar a produtividade;
- e diálogo mais aberto entre os funcionários, possibilitando a busca de soluções para aperfeiçoar os serviços.
É fácil perceber que investir em comunicação é um excelente negócio!