Governo do Estado do Espírito Santo

Home office: veja ações para ser mais produtivo

Trabalhar em casa oferece uma série de comodidades, mas é preciso ficar atento para não perder o foco. Afinal, o fácil acesso ao celular e à televisão, por exemplo, é uma tentação para ficar distraído rapidamente. Esse é um dos fatores que mostram como é necessário ter disciplina no home office.

Se você é da turma que precisa de bons exemplos para manter a produtividade elevada ao trabalhar em casa, recomendo conferir nossas dicas sobre como ser organizado prestando serviços no seu próprio lar. Confira!

Escolha um lugar adequado

Tenha em mente que você não pode perder tempo procurando o celular para se comunicar com um colega ou o notebook para redigir textos. Para isso não acontecer, a melhor saída é reservar um cômodo da sua residência para exercer as atividades profissionais.

É importante que o local seja bem organizado e tenha uma boa iluminação. Você deve trabalhar em uma área, onde o conforto esteja em primeiro lugar. Do contrário, terá dificuldades para manter a concentração.

Estabeleça um horário para trabalhar

Uma das grandes vantagens do home office é a flexibilização do horário de trabalho. Mas é melhor ter cuidado com relação a isso. O ideal é determinar um período do dia em que vai se dedicar às atividades profissionais.

Essa medida é crucial para você se organizar e ter mais tempo para outras atividades consideradas importantes, como fazer cursos de capacitação, cuidar dos afazeres do lar e dar atenção aos filhos.  

Não deixe de ter uma rotina de trabalho, porque é uma ação que vai ajudá-lo a ser mais produtivo e a organizar melhor as suas tarefas.

Determine as prioridades

Antes de colocar a mão na massa, procure fixar as ações mais importantes do dia. É um procedimento bastante válido para a produtividade atingir um alto nível. Comece pelas demandas mais urgentes.

Dessa maneira, você tem mais tranquilidade para fazer as outras tarefas. No home office, é vital estabelecer prazos para finalizar as demandas de maneira inteligente. Ou seja, você precisa fixar o horário de término de uma atividade avaliando a sua capacidade de resolvê-la, de acordo com o tempo disponível.

 Tenha cuidado com as distrações

Quem não gosta de dar uma olhada no WhatsApp e no Facebook? Se você é fissurado em redes sociais, precisa ter muito controle ao trabalhar em casa. O melhor a ser feito é fixar horários em que você pode dar uma relaxada e se distrair com as redes sociais.

Se gosta muito de assistir a programas de televisão ou a vídeos no YouTube, procure fazer isso depois do expediente ou no intervalo para o almoço. Misturar prazeres pessoais com o trabalho pode prejudicar bastante a sua produtividade.

Caso esteja de quarentena por causa do coronavírus, é bom sempre avaliar como está o seu rendimento no home office. É uma ação importante para analisar o que pode ser feito para ser mais ágil e eficiente.

Gostou do artigo? Então, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais. Afinal, o conhecimento merece estar disponível para todos! 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras