Como participar de uma videoconferência de maneira correta

As reuniões on-line se tornaram essenciais para muitas empresas por causa do novo Coronavírus (Covid-19), que obriga funcionários e gestores a respeitarem as regras o isolamento social. Essa nova tendência também faz com que os profissionais tenham cuidados relativos a como participar de uma videoconferência.

O profissionalismo deve estar em primeiro lugar e não pode ser esquecido de forma alguma. Pensando nisso, vamos destacar neste artigo alguns procedimentos para você participar de encontros corporativos pela internet da melhor forma possível. Confira!

Evite imprevistos

Antes de começar uma videoconferência, verifique se o smartphone está desligado ou no Modo Silencioso. Dessa maneira, você não vai atrapalhar os outros participantes por causa da falta de atenção com o celular.

Outra medida importante é trancar a porta do cômodo, onde você vai ficar durante a reunião. Essa iniciativa evita que familiares e outras pessoas entrem no local e tirem a sua atenção e de outras pessoas participantes do evento.

Procure adotar essa conduta para não quebrar o ritmo da reunião, nem prejudicar o andamento dos trabalhos. Não se esqueça de que o tempo é algo cada vez mais precioso no mundo corporativo.

Organize o ambiente

Mesmo que esteja em casa, é essencial seguir regras de etiquetas ligadas a como participar de uma videoconferência. Esteja em lugar que não tenha livros, dispositivos móveis e outros objetos espalhados.

Tenha em mente que você está em uma atividade profissional no modelo home office. Se precisar de um bloco de notas e de caneta para anotações, o ideal é que esses itens estejam perto para não prejudicar a sua concentração.

Outra dica é que o local escolhido seja o mais silencioso possível. O barulho de televisão e de crianças correndo, por exemplo, deve ser evitado ao máximo. Caso seja complicado evitar essa situação, veja se a ferramenta usada para a videoconferência tem o recurso de ficar com o som ambiente desligado.

Use roupas adequadas

Para quem está se acostumando ao trabalho remoto, é necessário ter um cuidado muito relevante: o tipo de roupa utilizada ao participar de uma videoconferência. Estar em casa deixa as pessoas mais à vontade, mas isso não pode ser sinônimo de desleixo em hipótese nenhuma.

Por isso, tenha atenção com a vestimenta adotada durante a reunião on-line. O bom senso deve prevalecer, para que você mostre respeito pelos colegas de trabalho e os demais participantes.

Aja de maneira natural

Participar de um evento on-line é uma oportunidade para mostrar profissionalismo. A recomendação é ficar atento ao que os demais participantes estão abordando para não repetir perguntas ou comentários de forma desnecessária.

Também evite ficar olhando para o celular durante a reunião. Essa postura demonstra falta de interesse pelos assuntos debatidos. O ideal é seguir o padrão de comportamento adequado e fazer intervenções enriquecedoras. Assim, você será um bom exemplo de como participar de uma videoconferência.

Se você gostou deste artigo, não perca a oportunidade de compartilhá-lo nas redes sociais. O conhecimento é peça-chave para que todos adotem boas práticas no ambiente de trabalho!

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard