Governo do Estado do Espírito Santo

Ações fundamentais para reduzir impacto de ataque cibernético à reputação

É comum as organizações terem um temor com os impactos financeiros causados por falhas na segurança da informação. De acordo com um estudo da IBM, o custo médio de uma violação de dados no Brasil chegou a R$ 7,19 milhões em 2025, um crescimento de 6,5% em relação ao ano anterior.

Por outro lado, um ataque cibernético também pode provocar sérios danos à imagem institucional.  Uma pesquisa da Kaspersky mostrou que 31% das companhias brasileiras vítimas de um ciberataque no período de 2023 a 2024 tiveram um impacto negativo na reputação.

Em virtude disso, é fundamental que as organizações busquem respostas rápidas para minimizar os dados provocados por um ataque. Para alcançar esse objetivo, um bom caminho é adotar soluções como SIEM (Security Information and Event Management), XDR (Extended Detection and Response), EDR (Endpoint Detection and Response) e IA (Inteligência Artificial).

Essas soluções contribuem para um monitoramento eficiente dos recursos tecnológicos em tempo real e possibilitam a identificação e a neutralização das ameaças cibernéticas, antes que provoquem graves danos.

Para minimizar o impacto de um ataque cibernético à reputação, outra medida valiosa é promover a capacitação constante da equipe em segurança da informação. Atualmente, muitos ataques empregam engenharia social por meio de mecanismos como o phishing e o spear phishing (ataque direcionado para uma pessoa ou organização de forma específica).

Esse aspecto mostra que é necessário treinar a equipe para reconhecer e prevenir golpes. Isso pode ser feito por meio de simulações de ataques, treinamentos sobre boas práticas digitais e o repasse periódico de atualizações sobre como enfrentar os procedimentos adotados pelo cibercrime.

Outra ação adequada é fazer uma análise forense para compreender como aconteceu o ataque cibernético. Essa iniciativa ajuda a identificar as vulnerabilidades exploradas e a adotar medidas que minimizem o risco desse problema acontecer novamente.

Independentemente de sofrer um ataque cibernético, é recomendável que uma organização tenha um Plano de Respostas a Incidentes, que seja testado e validado pela alta gestão. Dessa forma, fica mais simples atribuir os responsáveis por enfrentar o problema, as medidas para isolar os sistemas afetados e os trabalhos de backup para recuperação dos dados,

Também é muito importante contar com um Plano de Ação Pós-Incidente. Esse documento precisa abranger a atualização dos procedimentos de segurança e de mecanismos adotados para proteger os dados. Com certeza, é uma medida que contribui consideravelmente para recuperar a confiança perante os stakeholders.

Mais uma ação necessária para reduzir o impacto de um ataque cibernético à reputação envolve a transparência na comunicação com os funcionários, clientes, fornecedores, órgãos reguladores e outros agentes sociais. 

Essa comunicação deve ser feita periodicamente e apresentar com clareza as medidas tomadas para normalizar as atividades. Além disso, precisa destacar o suporte a ser oferecido aos que foram prejudicados pelo incidente e informar quando os serviços forem retomados.

Não há dúvidas de que minimizar o impacto na reputação após um ataque cibernético exige investimento e novos procedimentos em setores como tecnologia, capacitação de pessoas e comunicação.

Por isso, o foco na melhoria contínua, na prevenção e na transparência é essencial para enfrentar futuras ameaças e reduzir consideravelmente a possibilidade de sofrer graves prejuízos com incidentes de segurança da informação.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras