Governo do Estado do Espírito Santo
09/11/2021 14h12

Prodest contrata soluções com foco em análise de informações e armazenamento de dados

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) firmou contrato para adquirir serviços de assinatura ligados ao software Power BI e às atividades complementares para o sistema gerenciador de banco de dados Microsoft SQL.

O resumo do contrato foi publicado na manhã desta terça-feira (09), no Diário Oficial do Estado. O acordo tem uma duração de 36 meses e é necessário para a autarquia continuar fornecendo aos clientes os serviços de Business Intelligence (BI), solução responsável por oferecer dados estruturados para o acompanhamento de ações e a tomada de decisão.

Atualmente, a autarquia disponibiliza o BI para diversos órgãos estaduais, como o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES).  O Prodest também fornece essa solução para as secretarias estaduais da Saúde, Educação, Segurança Pública e Defesa Social e de Planejamento.

Outro objetivo da contratação é manter em alto nível os serviços de virtualização de servidores, que consiste no uso de máquinas virtuais para os equipamentos expandirem a capacidade de gerenciar informações. Essa iniciativa é fundamental para o Data Center do Estado, localizado na sede da autarquia, em Vitória, ter condições de suprir as demandas dos órgãos estaduais relacionadas com o armazenamento e a disponibilização de dados.

“Precisamos fazer investimentos estratégicos para aprimorar os serviços prestados aos órgãos públicos. Com certeza, essa contratação veio em um bom momento e vai nos ajudar a obter resultados mais expressivos”, enfatizou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Prodest

Eric Lopes Menequini

(27) 3636-7159

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard