Governo do Estado do Espírito Santo

Veja quais as linguagens de programação mais adotadas pelo mercado

Para quem deseja atuar no setor de tecnologia da informação, é crucial ficar informado sobre as linguagens de programação em evidência no cenário atual. Essa medida é uma maneira de organizar o seu tempo para conhecê-las com profundidade.

Estudá-las é preciso para estar mais qualificado a atuar como programador e a prestar serviços de alto nível. É imprescindível manter o foco na melhoria contínua, caso pretenda ser um profissional de destaque no segmento de TI.

Neste artigo, apontaremos as linguagens de programação adotadas por muitas empresas. A intenção é contribuir para você encontrar o melhor caminho para a sua carreira. Confira!

C++

É uma linguagem bastante aplicada para o desenvolvimento de games e de sistemas corporativos. Ela exige uma grande dedicação para ser utilizada de maneira ampla devido à complexidade dos códigos.

Em geral, os que dominam o C++ têm muitas chances de conseguir um emprego, porque há uma grande oferta de vagas para os profissionais que utilizam essa ferramenta.

Swift

É uma linguagem de programação adotada pela Apple. Ou seja, funciona somente para a criação de softwares e apps para iPhone e iPad. Apesar disso, é elevada a demanda por programadores com elevados conhecimentos sobre a Swift.

Embora haja uma concorrência feroz com os smartphones com Android, os celulares da Apple têm uma posição de destaque no mercado. E isso é positivo para quem pretende seguir a carreira de programador.

Python

É a linguagem de programação mais procurada no Google. Ela se caracteriza pela simplicidade, o que permite um aprendizado rápido. A Pyton conta com vários frameworks (grupos de ferramentas para programação). Esse fator facilita bastante o desenvolvimento de softwares, inclusive para quem está iniciando no setor de TI.

Grandes empresas empregam essa linguagem de programação, como o Google. O Instagram e o YouTube, por exemplo, foram criados por desenvolvedores especialistas em Pyton.  

Java

É a linguagem de programação mais conhecida no mundo. Foi criada, em 1991, por James Gosling, da Sun MicroSystems. Mesmo com o avanço tecnológico e o surgimento de outras linguagens, o Java continua sendo bastante requisitado pelo mercado de TI.

Muitas organizações o adotam para o desenvolvimento de sistemas. Bons exemplos disso são a Intel, a Yahoo, a Infosys e o Google. No Brasil, um profissional com conhecimentos avançados em Java pode receber um salário superior a R$ 10 mil.

JavaScript

Essa linguagem de programação está presente em quase todos os sites. Além disso, está sendo aplicada em muitos sistemas, o que a torna bastante popular no segmento de tecnologia da informação.

Outro aspecto marcante é que o JavaScript é muito simples de aprender, se compararmos com outras ferramentas, como o Swift e o C++. Sem dúvida, isso chama a atenção de muitos desenvolvedores.

Para quem deseja investir na carreira de programador, é fundamental estar aberto a novos aprendizados. Afinal, o setor de TI é um dos que mais estimulam a inovação, com foco na melhoria dos serviços prestados.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard