Prodest: tecnologia há mais de meio século a serviço do Poder Público Estadual

Muito antes de a internet fazer parte do cotidiano dos cidadãos, o setor público já sabia da necessidade de administrar as informações. Um exemplo disso foi a criação, em fevereiro de 1970, da Empresa Estadual de Processamento de Dados (Sercop), que deu origem ao Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

Inicialmente, eram utilizados os computadores Univac3, compostos por CPU, leitora e perfuradora de cartões. Para gravar as informações, era necessário usar fitas magnéticas. A partir de 1975, a Sercop passou a se chamar Prodest e atendia a diversos órgãos públicos, como Banestes, Caixa Econômica Federal e Secretarias Estaduais.

Com a intenção de integrar setores e elevar o nível de eficiência, o órgão passou a ter uma sede única, em 1980, em Vitória, na Praia do Suá, local onde funciona atualmente. Essa mudança colaborou para estruturar os serviços e criar sistemas para o Detran e as Secretarias da Educação (Sedu) e da Fazenda (Sefaz).

Acompanhar as novas tendências tecnológicas passou a ser um grande desafio com a expansão da web. Para atingir essa meta, o Prodest se tornou o provedor de acesso à internet para os órgãos estaduais, em 1999. No mesmo ano, desenvolveu o primeiro site e disponibilizou o serviço de correio eletrônico para os órgãos estaduais.

Data Center

Para aperfeiçoar os serviços de TI, o Prodest foi transformado em autarquia, em 2005. Essa ação foi importante para investir em tecnologia de forma estratégica. Uma prova disso foi a inauguração do primeiro Data Center do Estado, em 2010. Esse ambiente conta com um alto nível de segurança da informação e é considerado uma referência nacional no setor público.

Atualmente, o Data Center hospeda softwares importantes, como o e-Docs (tramitação eletrônica de documentos e processos), o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siarhes) e o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga).

Com o objetivo de melhorar o fluxo de informações entre os órgãos estaduais, o Prodest investiu na implantação de redes de fibra óptica governamentais, responsáveis por conectar repartições públicas na Grande Vitória e Guarapari.

Eficiência e Agilidade

Tornar os serviços públicos mais eficientes, acessíveis e ágeis também é uma das prioridades do Prodest. Uma prova foi o lançamento, em 2014, do sistema Acesso Cidadão, ferramenta que possibilita usar diversos serviços digitais do Governo com apenas um login e uma senha.

Outro bom exemplo é o aplicativo ES na Palma da Mão, que ajuda os capixabas a resolver várias demandas por dispositivos móveis, como o agendamento para atendimento presencial nos órgãos estaduais.

Mais um avanço importante foi a sistema e-Docs, inovação que permitiu ao Poder Público Estadual tramitar, desde de janeiro de 2021, todos os processos novos de maneira totalmente digital, propiciando economia de recursos e mais rapidez na execução dos serviços.

O e-Docs já superou a marca de 230 mil processos autuados e de 11,6 milhões de documentos capturados, o equivalente a 34 milhões de páginas em PDF. Isso permitiu a economia de aproximadamente 54 toneladas de papel, o que também ajuda a preservar o meio ambiente.

Com foco em inovação e em tornar os serviços públicos mais próximos do cidadão, o Prodest atua para o Espírito Santo ser uma referência em transformação digital na administração pública brasileira.

Tasso Lugon é presidente Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).