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Ferramentas de TI que ajudam na retenção de clientes

Conquistar um maior número de consumidores é um objetivo comum a diversos tipos de organizações. Contudo, essa ação somente será válida, caso haja foco em reter os clientes. Para isso, é necessário adotar ferramentas de TI que ajudem a otimizar processos e a melhorar o atendimento.

Segundo estudo da Bain & Company, expandir a taxa de retenção de consumidores em 5% possibilita que os lucros aumentem de 25% a 95%. Sem dúvida, implantar uma boa estratégia para manter a clientela é um ótimo negócio.

Para conhecer como a tecnologia da informação pode contribuir nesse processo, vamos destacar softwares que ajudam a melhorar a performance de uma instituição. Confira!   

Sistema ajuda a conhecer o público-alvo

Ter informações sobre as preferências dos consumidores (produtos mais adquiridos, gasto médio por compra, faixa etária, entre outras) é o que permite a solução Customer Relationship Management (CRM). 

Os principais benefícios proporcionados por essa ferramenta são:

- apoiar ações de marketing mais direcionadas para as necessidades dos clientes;

- identificar os fatores que fazem os produtos e os serviços serem avaliados negativamente, o que contribui para eliminar os erros;

 - criar condições de antecipar as carências dos consumidores, buscando alternativas para fortalecer o relacionamento;  

-  e fazer o mapeamento dos principais clientes, colaborando na elaboração de estratégicas para aumentar as vendas.

De acordo com o relatório da Aberdeen Group, as soluções de CRM fazem com que a taxa de renovação de clientes seja 19% maior nas organizações que utilizam esse tipo de ferramenta.   

Tenha foco na gestão

A gestão de recursos é um grande desafio para as organizações. Por isso, é cada vez mais comum a adoção do sistema ERP, responsável por gerenciar informações de diversos departamentos e por reduzir o tempo e os gastos com processos.

Controle dos estoques e do transporte de mercadorias, gerenciamento das contas a pagar e da folha de pagamento, monitoramento das vendas e dos pedidos, emissão de notas fiscais e comparação entre os resultados apresentados pelas unidades são algumas das ações que podem ser feitas pela ferramenta.

De que forma a implementação do ERP pode colaborar com a retenção de clientes? Uma boa resposta para essa pergunta é que a solução permite um melhor gerenciamento das informações e um detalhamento das atividades realizadas. Assim, é viável minimizar os erros e aumentar a eficiência dos serviços.

Ao priorizar a melhoria contínua com foco na qualidade do atendimento, o nível de satisfação dos consumidores aumenta consideravelmente, o que influencia na fidelização e na manutenção da carteira de clientes.

Atualmente, a tecnologia é uma aliada indispensável para aperfeiçoar os produtos e os serviços oferecidos ao público-alvo. Com certeza, estão na frente da concorrência os que utilizam sistemas voltados para melhorar a gestão e o relacionamento com os consumidores.  

Referências:

http://www1.sispro.com.br/blog/gestao-empresarial/saiba-como-o-erp-te-ajuda-a-reter-clientes.html 

http://sistemaserp.org/o-que-e-erp/ 

https://blog.contaazul.com/retencao-de-clientes 

http://computerworld.com.br/o-crm-e-lucratividade-do-relacionamento-com-os-clientes 

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