Entenda a importância do alinhamento nas organizações

Fazer com que os colaboradores, independentemente do nível hierárquico, estejam envolvidos com a missão, valores, visão de futuro e projetos é um dos principais desafios enfrentados por qualquer instituição. Por isso, o alinhamento nas organizações é um diferencial cada vez mais relevante.

Com as unidades e os empregados tendo uma noção mais precisa das responsabilidades e das atribuições, os objetivos podem ser alcançados com mais facilidade e num prazo menor do que o previsto. Ou seja, o desempenho institucional será bem melhor, caso haja um entendimento entre gestores e funcionários.

Neste artigo, serão apresentados fatores que contribuem para que o alinhamento seja feito de maneira correta e sólida.

Comunicação

Para os empregados estarem cientes das prioridades de uma instituição, é primordial que a comunicação interna seja atuante e eficiente. Jornais internos, intranet, reuniões e e-mails institucionais são ferramentas que podem ser usadas para apresentar aos funcionários os projetos mais relevantes.

É necessário informar como estão sendo desenvolvidas as atividades de forma clara e transparente. Assim, os gestores e os empregados terão mais condições de analisar como a organização pode se aperfeiçoar e minimizar os erros.

Também é interessante ter um espaço, onde os empregados podem apresentar sugestões para implantar novas ações ou aprimorar os serviços. Neste caso, pode ser criado um fórum de debates na intranet, por exemplo.

Capacitação

Investir em treinamento é uma forma de fazer com que os funcionários estejam mais aptos a compreender os valores e a cultura de uma organização. Além disso, faz com que eles possam oferecer um serviço mais qualificado e que atenda às expectativas do público-alvo.

Para a capacitação apresentar bons resultados, é recomendado avaliar os aspectos que o funcionário precisa desenvolver para ter um melhor desempenho. Neste contexto, é muito importante que o gestor e o Recursos Humanos interajam com o empregado na identificação dos pontos a serem trabalhados.   

Acompanhamento

Acompanhar o andamento das atividades é uma iniciativa que precisa ser feita constantemente para os resultados serem alcançados dentro das expectativas. Uma equipe de trabalho precisa de feedbacks para verificar o que pode ser corrigido e evitar problemas no futuro.

Dependendo da demanda e da complexidade do projeto, as reuniões para o alinhamento das ações podem ser diárias, semanais ou mensais. O ideal é que esses encontros tenham uma pauta bem definida para facilitar a comunicação entre os gestores e os empregados. Isso vai resultar num melhor entendimento das demandas e numa maior produtividade.

Ambiente de Trabalho

Com colaboradores valorizados e reconhecidos, as possibilidades de obter resultados expressivos serão bem maiores. Ao criar um bom ambiente de trabalho, uma organização vai fazer com que o comprometimento dos funcionários seja bastante elevado.

É essencial fazer com que o empregado se identifique com a forma de agir da instituição. Este tipo de postura evita conflitos que afetem a performance e o cumprimento das tarefas.

O alinhamento nas organizações permite que gestores e funcionários estejam mais envolvidos com as iniciativas necessárias para melhorar o ambiente de trabalho e o desempenho. 

Fontes usadas para produzir o artigo:

http://negociosecarreiras.com.br/importancia-do-alinhamento-estrategico/

http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/a-importancia-do-alinhamento-interno-para-a-excelencia-no-atendimento/106749/

http://economia.terra.com.br/blog-carreiras/blog/2013/07/25/empresa-x-colaboradores-a-importancia-do-alinhamento-de-interesses/ 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard