Governo do Estado do Espírito Santo

Dicas sobre como liderar uma equipe

Liderar é uma tarefa cada vez mais complexa. Isso porque não é necessário apenas ter conhecimento técnico para gerenciar uma equipe, mas também capacidade de manter os funcionários focados no desenvolvimento das habilidades profissionais e criatividade para alcançar as metas da organização.

Um bom líder ainda precisa ter como características a motivação, a flexibilidade, a boa capacidade de comunicação e a habilidade para gerenciar conflitos. Para os que desejam crescer profissionalmente, uma boa dica é conferir outros aspectos que possibilitam uma liderança eficiente.

Planejamento

Não há como conseguir resultados expressivos, caso não haja um bom planejamento. Ao elaborar a estratégia de atuação de uma unidade organizacional, um líder deve considerar uma série de fatores como: tendências do mercado a curto e médio prazos; qualificação dos profissionais; capacidade de a equipe trabalhar de forma integrada; necessidades dos clientes; entre outros.

Foco em inovação

Atualmente, o papel do líder é bem mais amplo do que comandar e delegar tarefas.  Para uma equipe ter um desempenho acima da média, é essencial que o gestor esteja engajado e determinado a implementar mudanças.

Esse comportamento abre espaço para a inovação ser um dos pilares de uma organização. Porém, isso apenas vai proporcionar bons resultados, caso os empregados estejam alinhados com os objetivos institucionais.

Compartilhe

Um bom líder não pode ignorar a opinião da equipe. Abordar como será executado um projeto sem ouvir os empregados é um erro que não pode ser mais cometido. Não dar espaço para a troca de ideias é uma ação que afeta negativamente a criatividade e a motivação dos colaboradores.

Por mais absurda que seja a sugestão de um colaborador, é interessante o gestor ouvir com atenção e dar um feedback de maneira respeitosa. Com essa postura, a equipe fica mais disposta a dialogar e a colaborar de maneira mais efetiva.

Inegavelmente, compartilhar ideias é uma medida muito importante para o líder ganhar a simpatia e a confiança dos funcionários. Isso ainda contribui para melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a produtividade.

Procure dar bons exemplos

A postura de um gestor é bastante observada pelos empregados. Por isso, ele deve agir de forma a ser uma referência dentro da organização. Não adianta um líder cobrar dos colaboradores pontualidade, caso ele não tenha o hábito de chegar nos horários marcados às reuniões.

Outro aspecto essencial é buscar a qualificação de maneira contínua. Ao perceber que o gestor está buscando melhorar tecnicamente, os funcionários vão dar mais valor às capacitações e estarão mais interessados em se aprimorar profissionalmente.

Mantenha o equilíbrio

Nada mais desesperador para uma equipe do que ter um líder que perde a calma com facilidade. Sem dúvida, é um comportamento que provoca insegurança nos funcionários e prejudica o bom andamento dos trabalhos.

Além do equilíbrio emocional, o gestor deve ter bom senso ao elogiar e ao criticar o desempenho dos colaboradores. Também deve ter sensibilidade para delegar tarefas e evitar que um funcionário fique sobrecarregado.

Liderar uma equipe é uma missão bastante difícil, mas é bem menos complicada quando o gestor consegue ter um bom relacionamento com os colaboradores.

Referências:

http://www.agendor.com.br/blog/dicas-de-lideranca/ 

http://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/como-liderar-uma-equipe/# 

http://blog.runrun.it/como-liderar-uma-equipe-em-3-licoes-basicas/ 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras