Conheça os principais cursos superiores na área de TI

Se você tem afinidade com tecnologia e está definindo a carreira que pretende seguir no futuro, o segmento de TI pode ser uma excelente opção. De acordo com pesquisa feita pela The Network Skills in Latin America, encomendada pela Cisco, o Brasil precisará de aproximadamente 162 mil profissionais de tecnologia da informação, em 2019.

A tendência é que a oferta de vagas no setor cresça nos próximos anos com a expansão do uso de recursos tecnológicos pelas empresas e os cidadãos. Pensando nisso, vamos abordar, neste artigo, os principais cursos superiores na área de TI. Confira!

Ciência da Computação

O curso é focado no desenvolvimento de sistemas e aplicações. O estudante também aprende a gerenciar redes de computadores, sistemas operacionais e equipamentos de TI. Por isso, terá capacidade de elaborar softwares dos mais básicos aos mais complexos e, ainda, implantar e gerenciar bancos de dados.

Para fazer uma boa graduação, é recomendado o domínio do idioma inglês por causa do conteúdo abordado nas disciplinas. No curso, as matérias mais cobradas são:

- Linguagens de Programação;

- Redes;

- Computação Gráfica;

- Robótica;

- Matemática;

- Eletricidade;

- Banco de dados.

A duração média do curso é de 4 anos. Para finalizá-lo, é necessário apresentar uma monografia.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Na graduação, os universitários recebem informações sobre o desenvolvimento de softwares para o uso empresarial. Ao concluir o curso, o profissional será capaz de criar sistemas em várias linguagens de programação como Java, HTML, XML, XBRL, entre outras.

Os estudantes também aprendem noções de Administração. Isso faz com que possam ter um bom conhecimento para montar o próprio negócio, caso tenham vocação para o empreendedorismo.

Fazem parte da grade curricular várias disciplinas, como:

- Algoritmos e Programação;

- Conceitos Básicos de Redes de Computadores e Segurança da Informação;

- Conceitos Básicos de Sistemas Operacionais;

- Conceitos Básicos de Arquitetura de Computadores;

- Engenharia de Requisitos;

- Gerência de Projetos;

- Legislação para Informática;

- Matemática;

- Processo de Software.

Na modalidade tecnólogo, o curso tem uma duração de 2 a 3 anos.

Engenharia da Computação

É o curso superior na área de TI mais tradicional. Após obter o diploma, o profissional atuará no desenvolvimento e manutenção de softwares.

Além disso, será responsável pela montagem e configuração de hardware, podendo ainda exercer atividades no segmento de robótica. Na graduação, os alunos devem fazer várias disciplinas, por exemplo:

- Arquitetura de Computadores;·.

- Automação de Processos e Controle;·.

- Circuitos Lógico-Digitais;

- Computação Gráfica;

- Eletrônica para Computação;·.

- Engenharia de Software;

- Gerência de Projetos e Sistemas;·.

- Informática Industrial;

- Inteligência Artificial;

- Sistemas Digitais em Engenharia da Computação.

A graduação dever ser concluída em 5 anos, com o aluno apresentando um trabalho de conclusão de curso.

Sistemas de Informação

O estudante aprenderá um pouco de cada uma das áreas disponíveis no mercado, como manutenção de banco de dados, desenvolvimento de software e sites.

Isso tornará o futuro profissional capaz de participar do desenvolvimento, implantação, gestão e evolução dos sistemas de informação, o que contribui para aumentar as chances de conquistar uma vaga de emprego.

Durante o curso, são ministradas diversas disciplinas, como:

- Análise Essencial de Sistemas;

- Auditoria e Avaliação de Sistemas;

- Desenvolvimento em Ambiente Web;

- Engenharia de Software;

- Governança de Tecnologia da Informação;

- Lógica de Programação e Algoritmos;

- Projeto Lógico de Computadores;

- Qualidade de Software;

- Segurança da Informação;

- Sistemas de Informação Aplicados;

Para concluir o curso em 4 anos, o aluno deve fazer um trabalho final, em que é acompanhado por um orientador.

Com certeza, é muito importante pesquisar e conversar com professores e profissionais de tecnologia da informação para escolher a graduação mais adequada ao seu perfil.

Há diversas instituições públicas e privadas com cursos superiores na área de TI. Sem dúvida, isso contribui para você ter boas alternativas de conseguir uma boa formação e de se qualificar para o mercado de trabalho.

Tópicos:
Prodest, carreira, TI, cursos