O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) realizou, na tarde da última quarta-feira (18), o workshop com o tema “Reestruturação do GLPI”. A atividade contou com a presença de funcionários da autarquia e de outros órgãos estaduais.
O analista de Tecnologia da Informação (TI) Fabio Charpinel, da Gerência de Integração do Instituto, foi o responsável por conduzir o evento. Inicialmente, Charpinel abordou o papel da ferramenta de GLPI, que abrange as atividades de Help Desk (chamados, problemas, mudanças, estatísticas, formulários) e de CMDB - Gestão de Ativos de TI (hardware, software, Data Center e outros ativos de Tecnologia da Informação).
“À medida que aprimoramos o GLPI, temos uma base de conhecimento que nos ajuda a prevenir problemas e a resolver mais rápido outras demandas que afetam os nossos serviços”, pontuou o analista de TI.
Reestruturação
De acordo com Charpinel, a necessidade de atualização do GLPI foi identificada a partir de abril do ano passado com o mapeamento dos serviços técnicos executados pelo Prodest. Na reestruturação, foram retirados serviços que não eram mais prestados, incluídos outros que passaram a ser fornecidos e modificados serviços que passaram por alternações na forma de entrega.
Para facilitar o entendimento dos usuários sobre a reestruturação do GLPI, houve uma apresentação detalhada da ferramenta, englobando os serviços prestados pelas gerências de TI da autarquia.
“Tivermos uma série de benefícios com a reestruturação, como a organização dos grupos resolvedores, formulários mais adequados para abertura de chamados e a organização mais efetiva da gestão da ferramenta de Service Desk. Hoje temos mais condições de atualizar o GLPI, de acordo com o catálogo de serviços do Prodest”, enfatizou Charpinel.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br