Para consolidar a gestão do conhecimento e o compartilhamento de informações, o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito (Prodest) realizou, na tarde desta sexta-feira (13), o workshop com o tema “Protocolo de Roteamento e Segurança”, no auditório do Instituto.
A atividade foi conduzida pelo professor do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) Rafael Silva Guimarães, mestre em Ciência da Computação e doutor em Ciências Tecnológicas. O docente detalhou o funcionamento do protocolo Polka que está passando por diversos testes e tem como uma das prioridades otimizar o tráfego de dados em Data Centers.
Esse protocolo está sendo desenvolvido por pesquisadores do Ifes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e de outras instituições parceiras. “Estamos nos empenhando para encontrar opções que tornem a engenharia de tráfego mais simples. Atualmente, grandes players do mercado, como a Huawei e a Cisco, buscam opções para aperfeiçoar o fluxo de dados”, enfatizou Rafael Guimarães.
De acordo com o professor, o protocolo Polka chegou a atingir a marca de 100 gigabits por segundo e chegou a ser apresentado na Supercomputing 2023, evento realizado no Colorado, nos Estados Unidos.
“É muito importante trazermos profissionais do segmento de Tecnologia da Informação que apresentem novas soluções. Sem dúvida, isso é uma oportunidade de identificarmos alternativas que ajudem a aperfeiçoar os nossos serviços no futuro”, afirmou o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br