A edição de 2023 do Programa CNH Social, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), contou com 89.268 inscritos, o maior número da história. Um dos fatores que contribuíram para atingir esse número foi a possibilidade de as inscrições serem feitas eletronicamente por meio do sistema desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).
Em todas as edições do CNH Social, a autarquia viabilizou a inscrição de forma digital, proporcionando mais comodidade aos inscritos. “Temos trabalhado para usar a tecnologia para tornar a interação dos capixabas com o Governo mais simples e ágil. Com certeza, o CNH Social é um ótimo exemplo de como nossos serviços de TI agregam valor à sociedade”, enfatizou o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio.
O CNH Social possibilita aos candidatos obter a Primeira Habilitação nas Habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), mudar para categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta), ou acrescentar categoria A ou B.
A seleção dos inscritos ocorreu de maneira eletrônica, sem interferência humana. A escolha foi realizada seguindo os critérios do programa e com base em dados fornecidos pelos próprios beneficiários no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, considerando fatores como: a menor renda per capita; maior número de componentes no grupo familiar; candidatos com Ensino Fundamental completo; beneficiário do Bolsa Família; e data e hora de inscrição.
Desde 2019, quando foi relançado, o programa CNH Social ofertou 30 mil carteiras de motorista gratuitamente, sendo cinco mil vagas em 2019; sete mil vagas em 2020; oito mil vagas em 2021 e dez mil vagas em 2022.
Informações à Imprensa:
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br